Policia

SIG prende quadrilha de roubo de veículos

19 MAR 2016 • POR • 06h00
Quadrilha foi apresentada pelo SIG na tarde de ontem; a polícia segue com a investigação dos crimes. - Foto: Hedio Fazan
Uma quadrilha especializada em roubo de veículos foi presa pela Polícia Civil de Dourados, através do Serviço de Investigações Gerais (SIG), depois de roubar duas camionetes em Itaporã, dois carros e 3 motos em Dourados.


A quadrilha estava espalhada em três cidades e foi apresentada pelo SIG. Em Dourados, além de três menores que foram recolhidos na Unei, foram presos Renan Vinicius Assunção Dias, 18, morador do Centro, José Marcondes de Campos Rodrigues, 19, morador do bairro Jardim Clímax e André Luiz da Silva dos Reis, 21, natural de Ribeirão Preto, conhecido como ‘Pesadelo’. Sem residência fixa, o ‘Pesadelo’ estava morando na Vila Cachoeirinha.


Em Nova Alvorada do Sul, foi preso Valderi Mariano de Moraes, 29, o ‘Polaco’, morador naquela cidade e em Naviraí, Diego Vinicius Pedro de Souza, 20 anos.


Continuam foragidos Juliano Alex Escobar, 22, Jackson Alves da Silva, 22, Diego Marques Rodrigues, 19, e Fernando do Nascimento dos Santos, 20 anos. A polícia continua com a investigação.


A ação do bando sempre foi com invasão às residências, mantendo reféns as vítimas até que os veículos fossem enviados ao Paraguai para comercialização. Uma pistola 9 milímetros foi apreendida junto com um dos integrantes.


Depois de investigação que iniciou em janeiro de 2016 a polícia apreendeu três menores, todos moradores em Dourados, e os demais integrantes na sequência das investigações e em operação do SIG na quinta-feira passada.


Os presos apresentados ontem tiveram ligação comprovada com os crimes, segundo o SIG, inclusive com reconhecimento deles pelas vítimas. Não há informação se os crimes financiam o tráfico de drogas, mas pela baixa qualidade de vida dos presos, segundo o SIG, a ação deles pode estar ligada a pagamento de dívida ou favores. Um dos integrantes seria integrante de facção criminosa que atua no país.


De acordo com o SIG, são pelo menos quatro roubos de veículos praticados a residências em Dourados e Itaporã e apenas um veículo roubado foi recuperado pela polícia, uma moto, que estava com os adolescentes no momento em que foram apreendidos.


Outros roubos são investigados e a polícia acredita que mais casos sejam resultados da atuação da quadrilha, entre eles o roubo de uma camionete em Maracaju e um carro roubado em Camapuã.


Segundo informação do SIG, uma das vítimas teria recuperado o carro que foi roubado dela mediante pagamento de resgate. A polícia informa que esta não é uma prática recomendada.