Campo Grande

Campanha realiza prevenção de doenças renais em Campo Grande

11 MAR 2016 • POR • 09h25
Público realiza exames clínicos em campanha de prevenção a doenças do rim na Praça Ary Coelho; ação é uma parceria entre faculdades de Medicina, Enfermagem e Nutrição com a Abrec. - Foto: Elvio Lopes
Uma parceria entre faculdades de Medicina, Enfermagem e Nutrição da Capital com a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Abrec), promoveu, durante todo o dia de ontem, na Praça Ary Coelho, no centro da cidade, uma campanha de prevenção pelo Dia Mundial do Rim, celebrado todos os anos na primeira quinta-feira do mês. Durante a campanha, foram realizadas aferição de pressão arterial, orientação nutricional, exame de glicose e prestadas informações sobre os problemas que podem levar a doenças crônicas renais.


A assistente social Norilene de Oliveira, da Abrec, explicou que a entidade conta com um cadastro de 900 usuários, os quais recebem serviços gratuitos, bem como a seus familiares e cuidadores, para prevenir a doença e adotar cuidados em caso de problemas renais, além de oferecer psicólogos, dentistas, terapia ocupacional, nutrição, orientação jurídica e assistência social.


Ela ressaltou que a campanha este ano tem como tema "A prevenção da doença renal crônica começa na infância", para que os pais cuidem mais da alimentação de seus filhos e evitar a manifestação de problemas renais.


Durante a campanha, mais de 500 pessoas tinham sido atendidas até o meio da tarde de ontem, que realizaram exames e receberam orientações sobre manter o peso adequado, quantidade de refeições diárias, necessidade de beber água, de seis a oito copos diários; alimentação com frutas, verduras e legumes; evitar o excesso de carne vermelha e alimentos enlatados e embutidos; não reutilizar óleo de fritura, que contém substâncias nocivas ao organismo e reduzir consideravelmente o sal na alimentação diária.


Entre as doenças que podem ocasionar o comprometimento renal, estão a hipertensão arterial, o diabetes e as glomerulonefrites – nefrite crônica – resultante de uma inflamação crônica dos rins, que maioria das vezes passa despercebida e evolui para a perda gradativa da função renal.


Norilene disse que milhares de folhetos explicativos foram distribuídos ao público com orientações para cuidados com os rins, como realizar o exame de creatinina, que vai avaliar o funcionamento dos rins, controle do nível de açúcar no sangue, controle do diabetes e pressão arterial, exercícios físicos, evitar fumo, álcool e reduzir o sal e realizar consultas médicas e exames clínicos anualmente.


Participaram da campanha acadêmicos e profissionais das universidades UCDB, Unigran e Uniderp; da Abrec e sindicatos de profissionais de enfermagem. Mais informações sobre doenças renais e como funciona a associação podem ser obtidas pelo telefone (67) 3342-1713.