Mundo

Em El Salvador, Obama antecipa volta para os EUA

22 MAR 2011 • POR • 23h35
Obama e o presidente Mauricio Funes se cumprimentam em frente ao Palácio Nacional, em San Salvador, nesta terça - Foto: Pablo Martinez Monsivais / AP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antecipou em algumas horas sua visita a El Salvador, última escala da viagem que fez pela América Latina, nesta terça-feira (22), informou a Casa Branca.

Após uma conversa telefônica com a equipe de Segurança Nacional para tratar das operações na Líbia, Obama deixará o país duas horas e meia antes do horário previsto na agenda, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

A visita do presidente às ruínas maias de San Andrés, às quais iria acompanhado de sua mulher e filhas, devem ficar de fora do programa. Obama, que já se reuniu com o presidente Mauricio Funes no Palácio Nacional, adiantou a visita à tumba do monsenhor Oscar Romero na Catedral Nacional.

A viagem do presidente, que antes passou por Brasil e Chile, foi feita em meio ao início à ação militar de forças militares ocidentais na Líbia.

Nesta terça, França e os Estados Unidos chegaram a um acordo em como utilizar a estrutura de comando da Otan (Aliança do Tratado do Atlântico Norte) em apoio às forças de coalizão na Líbia.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Ben Rhodes, o presidente conversou por telefone com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ainda a bordo do Air Force One (avião presidencial).

#####Tremor
Um terremoto de de magnitude 3,1, com pouca profundidade e epicentro na área metropolitana de San Salvador, também ocorreu justamente quando o presidente entrava no palácio de governo, informou uma fonte oficial.

O tremor provocou alerta, e não foram registradas vítimas, sendo registrado pelos sismógrafos às 13h23 locais (16h23 de Brasília) com uma profundidade de 2,8 km, informou o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET).

Segundo o SNET, o terremoto ocorreu devido a uma falha em pleno centro de San Salvador. (G1)