Policia

Mulher encarcerada é catalogada em MS

9 MAR 2016 • POR • 08h50
Na manhã de ontem, Dia Internacional da Mulher, o Governador Reinaldo Azambuja recebeu das mãos do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, um relatório sobre o perfil da mulher encarcerada em Mato Grosso Sul.


A entrega aconteceu durante solenidade alusiva à data, realizada na Governadoria, com a presença da vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, da primeira dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, e da subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja.


Segundo o diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, apesar de serem em número bem menor na comparação com o total de homens, a população carcerária feminina tem várias especificidades, que necessitam de políticas e ações diferenciadas.


Dentro desse contexto, conforme Stropa, Mato Grosso do Sul é o único estado do País que não tem presídios mistos e tem o maior número de vagas proporcionais para mulheres no sistema carcerário, uma medida importante para garantir a integridade das mulheres infratoras. Além das 13 unidades prisionais femininas, está em construção na Capital um presídio feminino com capacidade para 407 detentas.