Policia

Criança cai em valeta e morre afogada na aldeia

5 MAR 2016 • POR • 06h00
Procura por menina desaparecida terminou quando o pai encontrou a filha a cerca de 50 metros do local onde moram, na Aldeia Jaguapiru. - Foto: Cido Costa/Dourados Agora
Uma menina de 1 ano e 9 meses de idade foi encontrada morta ontem na Aldeia Jaguapiru em Dourados. O pai de Evely Daniele Machado Grola, e demais familiares, procuravam a menina desde quinta-feira quando ela desapareceu. Ontem pela manhã, em frente a casa onde morava, o corpo da menina foi encontrado.


Segundo o perito da Polícia Civil, Andre Kyoshi, a criança teria morrido afogada, já que foi encontrada dentro de uma valeta artificial, construída para contenção de água da chuva.


O local onde o possível acidente ocorreu, fica próximo a Escola Municipal Guateka Marçal de Souza. Ao lado do corpo da menina foi encontrada uma ave morta. Para a perícia, existe a possibilidade da menina ter tentado salvar o animal da poça formada e acabou caindo.

De novo


O caso ocorre duas semanas depois que, em um final de semana de calor, mãe e filho morreram afogados em um tanque abandonado em Dourados.


Uma criança de 4 anos e a mãe de 24 anos estavam acompanhados de amigos quando se afogaram. Mãe e filho se seguravam em uma prancha de isopor, que virou. O garoto se afogou e afundou na água. Na tentativa de salvá-lo, a mulher também se afogou.

Cuidados


Embora os casos acima sejam distintos, o Corpo de Bombeiros, principal autoridade no assunto, reitera que o ideal é, em primeiro lugar, procurar um local conhecido e onde exista sempre a presença de alguém que saiba salvar.


Entre os cuidados, os Bombeiros lembram que é muito importante nunca deixar crianças sozinhas próximo a locais com água, como o que parece ter ocorrido na Aldeia, onde a menina brincava e acabou morrendo.
"Todo ambiente aquático requer cuidado. As principais recomendações para garantir a segurança é ter noção dos riscos. Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista", alerta a corporação.