Pets

PSDB passa ter a maior bancada na Assembleia

4 MAR 2016 • POR • 06h00
Mara Caseiro e Maurício Picarelli reforçam a bancada do PSDB na Assembleia. - Foto: Divulgação
Desde ontem, com as filiações dos deputados estaduais Maurício Picarelli (ex-PMDB) e Mara Caseiro (ex-PMB), o PSDB passou a condição de bancada majoritária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com 7 representantes, incluindo os tucanos Rinaldo Modesto, Onevan de Matos, Angelo Guerreiro, Flávio Kayatt e Beto Pereira.


Antes reduzido a quatro parlamentares no início da legislatura, o PSDB dá um passo importante para ampliar também o poder de decisão nas discussões em torno dos projetos de interesse do Executivo a serem encaminhados à Assembleia pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).


Por ser majoritário, o partido poderá indicar maioria dos membros das comissões permanentes da Casa, exceto com o surgimento de blocos parlamentares que tenham maioria de representantes indicados por mais de um partido. Com as novas filiações, a bancada tucana no Legislativo ultrapassará a do PMDB, liderado pelo ex-governador André Puccinelli que, além de comandar a Mesa Diretora, tinha maior representatividade na Casa com 6 parlamentares.


Com 4 deputados atualmente, se igualando a bancada do PT, o PMDB deverá ficar com 5 membros a partir da filiação iminente do deputado Márcio Fernandes, reeleito pelo PTdoB. 


O encaminhamento em torno do crescimento da bancada é fruto de articulações bem sucedidas do secretário Sérgio de Paula (Casa Civil), principal mentor político do governador Reinaldo Azambuja.


Além da ampliação da bancada, o comando regional do PSDB prepara um forte esquema de campanha visando disputar a prefeitura de Campo Grande e na maioria dos municípios do interior.


A ideia de Reinaldo Azambuja é eleger a maioria dos prefeitos e vereadores para pensar já no seu projeto de reeleição em 2018.


Também assinaram a ficha de filiação ao PSDB, além dos dois deputados estaduais, os vereadores Flávio César (ex-PTdoB) e Magali Picarelli (ex-PMDB), ampliando também a bancada do partido na Câmara da Capital para cinco representantes.