Jardim

Jardim faz troca de experiências no CAT da cidade

3 MAR 2016 • POR Do Progresso • 08h31
Jardim sediou a reunião técnica da Rede Estadual de atenção às pessoas em situação de violência. - Foto: Divulgação
Jardim sediou no dia 01 de março, no CAT, a reunião técnica da Rede Estadual de atenção às pessoas em situação de violência, uma das ações da Caravana da Saúde, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim. O encontro foi dirigido pelas técnicas Susana Martins e Jardim Dantas, da Secretaria Estadual de Saúde, e reuniu representantes da SEMAS, do 11º BPM Jardim, da Defensoria Pública, Perícia Médica, Coordenadoria de Políticas da Mulher, Rede Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Violência, de agentes de saúde, enfermeiros e gestores da Secretaria Municipal de Saúde e Delegacia da Mulher. Eles discutiram temas relativos às redes de enfrentamento à violência e atuação de cada órgão composta da rede.


O intuito maior da reunião era a troca de experiências de sucesso, para maior visibilidade dos serviços prestados, ampliando o conhecimento do papel de cada um, melhorando a comunicação e fomentando a qualidade nos atendimentos.


A defensora Pública Dra. Andrea Pereira Nardon Braga falou sobre a defesa dos direitos da mulher vítima de violência, seguida pelo Tenente Lafayete, representando o Ten. Cel. Adilson Alves de Macedo, Comandante do 11º BPM Jardim que explanou as ações da Polícia Militar no atendimento contra a violência e como se dá as articulações com as outras instituições como Assistência Social e Delegacia da Mulher. O médico legista, Anastácio Martins Coronel, contribuiu com a reunião falando como acontecem passo a passo a perícia em casos de violência doméstica e sexual. Em seguida a cabo PM Gleice Aguilar dos Santos palestrou o tema “QSL – Quebrando Silêncios e Lendas”, curso realizado pela PM que capacita através de aulas, discussões, palestras e visitas auxiliando os alunos a desenvolver habilidades para padronizar procedimentos de atendimento as vitimas.


A coordenadora de Políticas Públicas de Assistência Social, Jakeline Ayala falou sobre a realidade da violência contra a mulher no município e demonstrou através de slides fotos e dados técnicos as atividades realizadas pela SEMAS, CRAS, CREAS e demais entidades da rede. Em seguida a representante de Secretaria de Saúde, Elenir Ximenes Colman apresentou a realidade e as ações da saúde pública no município, encerrando-se com as apresentações da equipe do SES/MS, Susana Martins e Jadir Dantas que falaram sobre a epidemiologia das violências e a atuação da Rede Integral às Pessoas Vítimas de Violência no Estado.