Caarapó

Tempo chuvoso dificulta execução de serviços da Prefeitura de Caarapó

3 MAR 2016 • POR • 08h29
Servidores da prefeitura de Caarapó enfrentam chuvas para melhorar as condições das ruas da cidade. - Foto: Dilermano Alves
O plano – em execução na zona urbana e área rural de Caarapó – é recuperar estradas e pontes, ao mesmo tempo em que se concentram serviços nas ruas da cidade. Entretanto, a chuvarada sem fim impede a continuidade dos serviços, interrompendo, por exemplo, patrolamento, encascalhamento e a chamada operação tapa-buracos nas ruas asfaltadas, que estão sofrendo grandes danos por conta da intensidade das chuvas que atingem o município.


Na zona rural, a prefeitura mantém frentes de serviços que atuam na recuperação de estradas e pontes, com o objetivo de facilitar o escoamento da safra de grãos. Na cidade, uma grande operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, inclusive com apoio do Exército Brasileiro, está em curso. Pelo menos 50 servidores municipais e militares participam da ação, que será complementada com um mutirão de coleta de entulhos, galhadas e outros tipos de materiais inservíveis.


“A deflagração do mutirão de limpeza certamente vai reduzir a infestação do Aedes aegypti, mas somente poderá ser intensificada se o tempo melhorar, fazendo vários dias de sol”, observa o prefeito Mário Valério (PR), demonstrando preocupação com a saúde da população diante da existência de focos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Mas estamos atentos, dando todo o suporte para as equipes da área de saúde e de obras, com pessoal, máquinas e equipamentos que atuam nessa luta contra o mosquito”.


Valério anota que, enquanto o solo estiver “encharcado”, é impossível executar todo o planejamento de recuperação das vias urbanas. “As máquinas não entram, não dá para fazer o trabalho. Em alguns locais, estamos jogando pedra, mas essa não é uma solução definitiva. O que queremos é garantir o trânsito nas nossas ruas e, assim que o tempo permitir, faremos serviços de caráter definitivo”, explicou.


O dirigente caarapoense pede a compreensão da população no sentido de entender os esforços que o Poder Público está fazendo para recuperar a cidade e a zona rural. “Ao mesmo tempo, pedimos que a nossa gente cuide bem dos quintais, limpe os terrenos baldios de sua responsabilidade e nos ajude a combater o Aedes aegypti. Precisamos unir nossas forças para derrotar esse mosquito tão terrível. É importante que todos sigam as orientações das equipes que estão percorrendo a cidade, visitando as famílias. Só assim conseguiremos acabar com essa praga”, convocou.


Na área de infraestrutura urbana, frentes de pavimentação asfáltica estavam em operação na Vila Planalto e na Vila Nova, mas foram interrompidas pelas chuvas. Neste ano, além dessas duas frentes, há recursos aprovados para obras em outras localidades, cujo início vai depender do tempo. “Mas essa chuvarada é passageira. Logo teremos tempo firme e então poderemos atuar de maneira decisiva, realizando as obras e serviços necessários ao bem-estar social da nossa gente”, concluiu o prefeito Mário Valério.