Atenta

Abraçando o capeta

2 MAR 2016 • POR Do Progresso • 06h00
Os candidatos à prefeitura de Dourados já são praticamente conhecidos dos douradenses. Porém faltam definições sobre quais os partidos que tais candidatos irão disputar o cargo. Por exemplo, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) estaria disposto a abraçar até o “capeta” se for preciso, para apoiar um candidato do governador Reinaldo Azambuja do PSDB. O deputado federal Geraldo Resende presidente do PMDB local, estaria disposto a deixar a legenda para disputar a prefeitura pelo PSDB.


##### Vai vendo


Nos bastidores corre a informação de que Reinaldo Azambuja teria recebido até mesmo a seguinte proposta por parte de GR: “Eu continuo no PMDB, você me apoia, em caso de vencer a eleição, me filio ao PSDB no dia seguinte e te ajudo nas eleições de 2018”. Quem percorre os corredores do Parque dos Poderes jura que já tem até carta de filiação assinada em branco.

##### Pedra dura


Mas acontece que existe certa resistência do governador Reinaldo Azambuja ao nome de Geraldo, mas como a insistência estaria grande, inclusive junto ao presidente nacional da legenda Aécio Neves, água mole em pedra dura...

##### Engolir a seco


Por outro lado, caso troque de legenda, o governador teria que engolir a seco o nome de Geraldo que se migrar para o PSDB, entra no ninho dos tucanos já como candidato a prefeito e com o apoio de Reinaldo, nem que seja goela abaixo. E como fica o alô você?

##### Na próxima


Por outro lado, o ex-deputado federal Marçal Filho estaria mantendo firme a sua pré-candidatura a prefeito de Dourados em uma dobradinha entre PSDB e DEM. Até o candidato a vice de Marçal já teria sido escolhido: Este nome é Airton Stropa. E caso o nome de Marçal seja preterindo dentro do PSDB como candidato a prefeito ele seria convencido de que sua eleição para deputado estadual estaria garantida na próxima.

##### Mais nada


Mas se Geraldo realmente ingressar no PSDB para ser candidato teria um aliado importante que já estaria trabalhando seu nome nos bastidores: O deputado estadual Zé Teixeira, líder do DEM. É que Zé Teixeira estaria cansado de esperar pela sinalização de um tal projeto político de Murilo sobre a sucessão em Dourados. O próprio Murilo tem dito que não quer saber de mais nada...(politicamente).

##### No escuro


Atendendo a um pedido da Câmara de Vereadores de Dourados, o deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) solicitou ao Governo do Estado melhorias na iluminação da BR-163. O objetivo é garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam o trecho entre o trevo da Bandeira e o trevo localizado em frente ao Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

##### Risco de acidentes


São cerca de dez quilômetros de rodovia que fazem a ligação entre vários bairros da cidade. Após a duplicação da pista, o movimento no local aumentou consideravelmente. A iluminação reduziria o risco de acidentes.

##### Super postes


De acordo com a solicitação de Barbosinha, deverão ser instalados super postes com luzes eficientes e capazes de garantir a visibilidade, assegurando mais segurança para a população. A Secretaria de Estado de Infraestrutura deverá responder a solicitação com um prazo para a execução do serviço.

##### Córrego Paragem


Outra indicação do deputado Barbosinha é para que a Prefeitura de Dourados instale proteções na rua Palmeiras, nas proximidades do córrego Paragem, também para evitar acidentes.

##### As proteções


As proteções seriam feitas de defensas metálicas, também conhecidas como guard-rails. O deputado atendeu a um pedido dos moradores do local por causa do grande número de ocorrências registradas.

##### Trânsito rápido


“É uma via de trânsito rápido, que faz a ligação das regiões central e sudeste com a região oeste. Há um grande fluxo de pessoas no local, por isso a proteção se faz necessária para que todos possam transitar com mais segurança”, explicou Barbosinha.

##### Cisne branco


Dois pedalinhos que ficam estacionados no lago do sítio de Atibaia (SP) trazem os nomes de dois netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os brinquedos em forma de cisne branco têm assentos pretos com os nomes de Pedro e Arthur, e aparecem em uma imagem aérea exibida na edição de segunda-feira pelo “Jornal Nacional”.

##### São Luiz


Pedro é filho de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e tem hoje cinco anos. Já Arthur tem quatro anos e é filho de Sandro Luís. Ambos nasceram na Maternidade do Hospital São Luiz, em São Paulo.

##### A saída


Líderes da oposição comentaram a demissão do ministro José Eduardo Cardozo do comando do Ministério da Justiça. Para os líderes, a saída de Cardozo expõe a pressão de petistas e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a Polícia Federal que investiga o próprio Lula. Para a oposição, a mudança é preocupante e enfraquece a presidente Dilma Rousseff. Os líderes afirmam que qualquer tipo de ingerência sobre a Polícia Federal será denunciada e rechaçada.

##### A serviço


“O que o PT e Lula querem é que o ministro da Justiça controle as atividades da Polícia Federal e as investigações que atingem membros do governo e do partido. Sem ter como se explicar, os investigados querem impor uma mordaça aos investigadores. Típico daqueles que são autoritários e querem colocar o Estado a serviço deles”, argumentou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

##### Poucos méritos


Para o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), um dos poucos méritos de Dilma era o de não interferir nos trabalhos da Polícia Federal e do Ministério Público, rejeitando a pressão dos petistas. O tucano disse esperar que a troca não simbolize mudança de rumo neste comportamento.

##### Que frase!


“Eu lavo as minhas mãos em relação àqueles que imaginam que falar seja conhecimento, que silêncio seja ignorância, e que indecisão seja arte.” (Kahlil Gibran).