Rio Brilhante

Rio Brilhante incentiva a criação de grupo de produtores agroecológicos

29 FEV 2016 • POR • 09h00
Secretaria de Desenvolvimento está fomentando a criação de grupo de Agroecologia. - Foto: Assessoria
O secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Rio Brilhante, Natal Marchioro, acompanhou o processo de formação do primeiro grupo de produtores agroecológicos do município.


A reunião aconteceu na semana passada, no Assentamento Margarida Alves, com a participação de agricultores e agricultoras familiares que vem sendo atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento pelo projeto de Hortifrutigranjeiros, onde já receberam treinamento e apoio técnico do SEBRAE-MS, e acompanhamento de técnicos da AGRAER e da própria Secretaria.


No evento foi formalizada a inserção de produtores do Assentamento na rede APOMS (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), formando o Núcleo de Agroecologia Margarida Alves. A partir desta formalização inicia-se o processo de Certificação de produtores orgânicos através de metodologia participativa, com assistência da APOMS, AGRAER e Secretaria de Desenvolvimento.


A APOMS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) formalizada no ano de 2000 com um grupo de Agricultores Familiares vêm se fortalecendo na forma de uma rede composta por produtores agroecológicos do estado. Uma das principais atuações da APOMS é identificar necessidades dos associados e demais núcleos de produtores ligados à economia justa e solidária.


Atualmente a APOMS constitui sua OPAC (Organismo Participativo de Avaliação de Qualidade Orgânica), e está credenciada junto ao MAPA (Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento) para atuar com a Certificação de Produtos de Processos Orgânicos.


A Assembléia de formação contou com a presença de diversos produtores interessados que após receber informações dos técnicos da APOMS, decidiram assumir o desafio de organizar sua produção até conseguir a Certificação tão esperada.


Natal Marchioro vê nesta ação o coroamento das ações realizadas neste assentamento, onde os produtores organizados melhoraram sua produção, receberam apoio e comercializaram com a CONAB, comercializam nas feiras de Maracaju e Rio Brilhante, e estão organizando nova venda para CONAB pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).


Levando em frente à premissa de que o sucesso só vem depois do trabalho, e o desafio é continuar trabalhando para que este grupo de produtores siga em frente, receba mais por sua produção, e tenha melhor qualidade de vida e que da mesma forma os consumidores recebam produtos diferenciados em qualidade.


A reunião de formação do grupo foi muito proveitosa e notou-se a responsabilidade de cada participante em assumir tamanho desafio, mas o pioneirismo do grupo em diversas ações credencia como de grandes condições de sucesso.