Atenta

Cachimbo da Paz

27 FEV 2016 • POR • 06h00
O prefeito Murilo Zauith (PSB) após ter arrepiado para cima do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) há mais de uma semana, por causa de repasses pendentes com a prefeitura de Dourados, teria retornado essa semana ao gabinete de Reinaldo quando ambos teriam fumado o cachimbo da paz. Após Murilo ter batido na mesa do governador, começou a chover repasses na prefeitura de Dourados.


##### Última viagem


Nesta última viagem de Murilo a capital além dos repasses institucionais do estado, ambos teriam acertado de vez o recapeamento a ser feito em Dourados pelo estado nas quatro principais avenidas: Marcelino Pires, Joaquim Teixeira Alves, Weimar Gonçalves Torres e Hayel Bom Facker.

##### Mais nada


Ambos também teriam conversado sobre política e quando Reinaldo afirmou que um projeto seria traçado para que Murilo fosse eleito ao senado, quando Zauith disse muito obrigado porque segundo ele não será candidato a mais nada após encerrar o mandato no final deste ano.

##### Muita pressão?


Mas teria dito a Reinaldo Azambuja que o candidato que ele escolher para prefeito de Dourados ele (Murilo) apoia. Fora dessa hipótese ficará neutro na campanha de 2016. Murilo também teria dito a Reinaldo que vai para casa em 2017 cuidar de seus afazeres particulares. O prefeito teria reclamado da pressão de todo lado que sofre ao administrar uma cidade do porte de Dourados.

##### Letras apagadas


Pessoa atenta chama a atenção do diretor da Agencia de Trânsito (Agetran) de Dourados, Mito Gebara, para que ele agilize com urgência a sinalização no início da rua João Vicente Ferreira (sentido bairro centro), mão única que começa no Jardim Ouro Verde. Segundo o leitor as letras no asfalto estão apagadas causando sério risco de acidentes entre as transversais.

##### Meio Ambiente


O secretário do Meio Instituto do Meio Ambiente de Dourados (IMAN) Rogério Iuri pretende pedir demissão nos próximos dias. Ele deixa o cargo antecipadamente para disputar as eleições deste ano como candidato a vereador. Em seu lugar assume um advogado bem conhecido em Dourados.

##### Casa abandonada


Uma casa abandonada que fica no final da rua Joaquim Teixeira Alves esquina com a Via Parque (Clímax), está servindo de criatório para o mosquito da dengue com todo tipo de lixo acumulado dentro e fora do imóvel que foi desapropriado porque no local ficou de ser construído o terminal de transbordo. Desde o ano passado os moradores vem pedindo providências a prefeitura que até agora não fez nada para eliminar os focos.

##### Invasão anunciada


O imóvel agora pertence ao município e a vizinhança reclama que muitos estão com dengue e não aparece ninguém da prefeitura para entrar nessa guerra que o próprio município deflagrou. Os moradores também alertaram há mais de dois meses, que tinha gente querendo invadir a casa. Como nenhuma providencia, também não foi tomada a invasão aconteceu ontem a tarde e depois da casa invadida chamaram a Polícia para retirar o sem-teto. Deveriam, além da Polícia chamar também o CCZ e o Exercito para tentar eliminar o mosquito da dengue.

##### Corpo mole


Se depender dos seus pares o senador Delcídio do Amaral mesmo cumprindo prisão domiciliar continuará cumprindo o seu mandato, o que representa um deboche a sociedade brasileira e vergonha ao povo sul-mato-grossense. Delcídio foi flagrado em uma gravação oferecendo fuga e mesada milionária ao Nestor Cerveró, em conversa que mantinha com o filho dele. Em sua ultima entrevista o presidente do senado Renan Calheiros praticamente deixou claro que deve fazer corpo mole para tomar providências quanto ao caso. Deu várias desculpas para não agir.

##### Ameaça indireta


Mas o que esperar de uma Casa que está repleta de senadores denunciados e pelo jeito vai se render a uma ameaça indireta de Delcídio que se cassassem seu mandato ele iria derrubar muita gente no senado. A realidade é que boa parte deles está no mesmo barco que Delcício e só não foram presos até agora por causa da imunidade parlamentar. Infelizmente o senado está desmoralizado e portanto a sociedade é que tem que reagir para banir esse povo do mandato.

##### Fora Delcídio


A sociedade deve apoiar o Conselho Federal da OAB que decidiu, por unanimidade, pressionar o Senado pelo afastamento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) do cargo. O pedido será entregue ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-RN), nos próximos dias. Também receberão o documento os líderes partidários do Senado e o ministro Teori Zavascki, relator do processo sobre Delcídio no Supremo Tribunal Federal.

##### Plano de fuga


Delcídio foi preso em dezembro de 2015 depois que gravações o mostraram organizando um plano de fuga para Bernardo Cerveró, ex-diretor da Petrobras, e oferecendo dinheiro à família do executivo para que ele não assinasse um acordo de delação premiada. O senador foi solto na segunda-feira (22/2. Para o relator do processo, o advogado André Godinho, “é um escárnio com a sociedade Delcídio do Amaral permanecer no cargo”.

##### Chiclete com Acarajé


A Polícia Federal prorrogou por mais cinco dias as prisões temporárias do marqueteiro João Santana e da mulher dele, Mônica Moura, que adora mascar chicletes. O casal 23 é investigado pela 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Acarajé.

##### Ex-presidente


A Polícia Federal investiga se repasses feitos a Santana no exterior tiveram origem no esquema de corrupção na Petrobras. O marqueteiro foi responsável pelas campanhas de reeleição do ex-presidente Lula, em 2006, e pelas duas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

##### Hugo Chávez


Em depoimento à Polícia Federal, Mônica Moura, a do chiclete, afirmou que as transferências no exterior identificadas pela Lava Jato se referem a pagamentos feitos pela Odebrecht a serviços prestados na campanha de reeleição do então presidente venezuelano Hugo Chávez, em 2012. A Polícia Federal argumentou no pedido de prorrogação que o casal não apresentou provas de sua versão para os fatos.

##### Que frase!


“Uns sentem a chuva, outros apenas se molham”. (Bob Dylan).