Policia

Tios são presos acusados de torturar menino de 4 anos em rituais

25 FEV 2016 • POR • 06h00
Marcas de queimaduras causadas por cigarro, queimaduras causadas por pinga e hematomas de agressões eram visíveis no menino. - Foto: Divulgação
Uma criança de 4 anos está internada na Santa Casa de Campo Grande desde a noite de terça-feira com um dos braços quebrados, ferimentos nos olhos, queimaduras no rosto e várias lesões pelo corpo. Conforme a Polícia Civil, o garoto era torturado pelos tios possivelmente em rituais de magia negra. Um casal está preso e um jovem de 18 anos foragido. O caso foi veiculado ontem e tomou os principais destaques na imprensa da Capital.


A criança vivia em um abrigo e foi reintegrada à família, quando uma avó cuidava dele, recentemente, estava sob a guarda dos tios.


Esta semana, uma equipe composta por psicólogo e assistente social, que acompanhava o menino, identificou que havia uma situação grave e convenceu os tios a levá-lo até o hospital. Na unidade, a criança foi atendida e logo constada a situação de tortura. A polícia e a equipe do Conselho Tutelar foram acionados.


Os tios da criança foram presos pela Polícia Militar e levados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro. “A vítima não corre risco de morte, mas está muito machucada”, diz Cassandra.


A criança deu entrada na unidade com o rosto queimado, testículos machucados, unha arrancada, orelha inchada. Em informação do site Campo Grande News, consta que um vídeo mostra a criança amarrada e sendo torturada. O vídeo estava no celular de uma das filhas do casal.


Possuída


Presa por torturar o sobrinho de quatro anos, uma mulher de 31 anos relatou à Polícia Civil que as sessões de maus tratos contra o menino aconteciam quando estava “possuída por Exu”.


De acordo com a delegada plantonista da Depac Centro, Priscila Anuda, a mulher disse que o ritual era para “trazer prosperidade”. As sessões brutais contra a criança aconteciam de três a quatro vezes por semana e os tios diziam ouvir a “voz do diabo”. Segundo a delegada, nos outros dias o menino ficava amarrado. Ainda conforme o relato, a mulher teria dito que o marido, de 46 anos, não gostava da criança, apesar de ser o tio-avô por laço de sangue. Ele também está preso.


O casal vai responder por tortura qualificada e abandono de incapaz. A pena é superior a 10 anos de prisão. “É um crime bárbaro”, afirma a delegada, sobre o caso que chocou Campo Grande.


O jovem de 18 anos que está foragido tem passagem por tráfico de drogas. As filhas do casal, de 9 e 13 anos, negaram envolvimento. Contudo, a adolescente aparece em vídeo do ritual.

Transferida


Após sofrer ameaças e resistência das presas do Instituto Penal Irmã irma Zorzi, em Campo Grande, a tia que confessou torturar o próprio sobrinho de apenas 4 anos precisou ser transferida para uma unidade prisional feminina do interior de Mato Grosso do Sul.