Cidades

Com apoio da Prefeitura, polo da UAB atende mais de 600 alunos

24 FEV 2016 • POR • 08h47
Prefeito Foroni com os professores Hamilton, Luiza Cristina e Dalva e a vereadora Belinha. - Foto: Assessoria
Com o apoio da Prefeitura de Rio Brilhante, o polo de apoio presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) conta atualmente com 606 alunos em três cursos de graduação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e cinco pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


Também são oferecidos em oito cursos de pós-graduação pela UFMS. Em janeiro deste ano teve início mais um cursos de pós-graduação em antropologia e História dos Povos Indígenas pela UFMS.


O polo da UAB de Rio Brilhante que atualmente tem convênios com a UFMS e com a UFGD foi instalado em 2003.


A professora Luiza Cristina Alves Borges de Lira, coordenadora do Polo, afirmou que as atividades começaram com o curso de Graduação em Pedagogia, sendo que em seguida vieram outros cursos de Administração de Empresas, Biologia, Matemática e Letras pela UFMS. Paralelas a essas Graduações aconteceu também algumas Pós-graduações. O polo da UAB está instalado na Fundação Professor Oacir Vidal, conta coordenadora-adjunta a professora Dalva Maria de Souza, Secretário Hamilton Vessechi e Técnico de Sala de Tecnologia professor Mauro Kamei.


Luiza Cristina destacou o empenho do prefeito Sidney Foroni para garantir o pleno funcionamento do polo que possibilita a entrada de muitas pessoas numa faculdade e muitos outros na pós-graduação. A coordenadora recebeu este mês a visita do prefeito e da vereadora Belinha Barbosa que conheceram as novas ações da UAB para 2016.


No espaço físico conta com sete salas de aula e uma sala grande para reuniões, laboratório de informática com 50 computadores conectados à internet banda larga, refeitório, pátio coberto, sala para tutores presenciais, laboratório para atendimento aos alunos e tutores, com doze computadores, secretaria, sala de direção, biblioteca, quadra esportiva, banheiros amplos, brinquedoteca, laboratórios de biologia e de matemática. Há também dormitório, masculino e feminino, com camas e colchões avulsos, ar condicionado, para que os acadêmicos que residem fora do município possam pernoitar.


São desenvolvidos os cursos de Graduação de Administração Pública – PNAP II UFMS, Administração Pública – PNAP III UFMS, Letras /Espanhol – UFMS, Pedagogia- UFMS, Ciências Biológicas – UFMS, Licenciatura em Computação – UFGD, Letras/Libras- UFGD e Física – UFGD.


Também estão em andamento as Pós Graduações pela UFMS Educação no Campo, Educação Especial, Mídia na Educação, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Matemática Prática da UFGD. Em janeiro teve início a Pós Graduação Antropologia e História dos Povos Indígenas – UFMS.


Hoje são 606 acadêmicos que frequentam o Polo de Apoio Presencial da UAB, nos finais de semana, sexta-feira período noturno, sábado o dia todo e eventualmente alguns domingos.