Cidades

Nova alvorada do sul se mobiliza para combater Aedes Aegypti

24 FEV 2016 • POR • 08h44
Prefeito Neto reúne agentes comunitários de saúde e endemias, e discute ações de combate à dengue, chikungunya e zika vírus. - Foto: Assessoria
Mais uma reunião importante sobre o mutirão de limpeza, retirada de entulhos e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em parceria com a população, foi realizada segunda-feira (22) com os agentes comunitários de saúde e endemias e fiscais.


O prefeito Juvenal Neto disse que os agentes estão em contato direto com as famílias do município, sabem da realidade de cada residência e temos a certeza que serão multiplicadores desta guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. “Temos respeito e admiração pelo trabalho de todos os nossos servidores municipais e precisamos trabalhar em conjunto para eliminar este mal que afeta nossa cidade”, afirma Neto.


Os agentes de saúde vão estar orientando e conscientizando a população sobre os cuidados com a limpeza do quintal e dos terrenos baldios, bem como a programação da retirada de entulhos. Caso identifique moradores que insistam em manter criadouros do mosquito ou que jogue entulho após a limpeza será comunicada a equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde que notificará o morador para que tome as devidas providências dentro do prazo estabelecido na lei.


Durante os pronunciamentos da comissão responsável pelo trabalho ficou bem claro que o objetivo da ação é manter a cidade cada vez mais limpa e livre dos criadouros do mosquito transmissor destas doenças e outros animais peçonhentos; trabalhar com a conscientização e prevenção e não punir ninguém. Porém, se não houver a colaboração os agentes de endemias e fiscais de obras, tributos, vigilância sanitária e trânsito terão que entrar em ação para garantir a eficácia da ação.


Neste momento é importante que todos façam a sua parte e verifiquem os quintais, limpe os terrenos baldios e contribua com a limpeza da cidade, pois a saúde das pessoas vem em primeiro lugar.


O período para retirada de entulhos é Março - Junho - Setembro e Dezembro. A cidade foi dividida em 8 setores e sempre será comunicado via mídias sociais, carro de som e rádio a data para colocar os entulhos nas vias públicas para retirada pela Prefeitura.

Como evitar a doença


A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do mosquito. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos.