Cidades

Bataguassu é contemplada com projeto nacional

19 FEV 2016 • POR • 10h34
Bataguassu comemora conquista de projeto nacional de promoção à igualdade racial. - Foto: Divulgação
Bataguassu é um dos municípios contemplados com o projeto nacional de promoção à igualdade racial disponibilizado pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Por meio de chamada pública, recursos serão disponibilizados ao município para a estruturação da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial destinados para a aquisição de equipamentos e veículos.


Segundo o prefeito Pedro Caravina, é uma satisfação estar inserido no combate à discriminação, ao racismo e aos preconceitos que infelizmente ainda existem no século XXI com relação aos negros e outras etnias minoritárias. “A conquista do projeto é sem dúvida um grande passo em combate a discriminação para que possamos trabalhar na efetivação de políticas públicas voltadas para a população”.


Caravina explica que dos 79 municípiosde MS, apenas Bataguassu e Corumbá por terem as respectivas Coordenadorias e Conselhos puderam ser inseridos ainda no ano passado no Programa Nacional de Fortalecimento da Igualdade Racial. “O Estado aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), o que garantiu o acesso dos municípios a esses recursos financeiros do Governo Federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial local”, comentou.


Do total de 11 propostas apresentadas, apenas cinco municípios de seis Estados foram contemplados com o projeto, entre eles, Bataguassu que está sendo agraciado com R$ 114.258,54 mil para aquisição de bens duráveis e veículos e capacitação de conselheiros e servidores.


Com a participação no projeto, a intenção é fortalecer ainda mais o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Coordenadoria de Igualdade Racial, conforme destaca a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Marilza Barros. “O governo brasileiro passou a reconhecer a existência do racismo e tem dado visibilidade não só quanto à violência praticada contra os negros no decorrer dos anos, mas sim em relação aos indígenas e outras etnias minoritárias”.


A coordenadora disse que para um trabalho qualificado, a disponibilização do recurso será de grande valia, já que a verba será investida na estruturação adequada da Coordenadoria, com foco em desenvolver ações de planejamento e de gestão diante dos desafios. “Nossa gente nasceu de uma grande mistura de raças, credos e valores, diferenças que formaram nossa cultura e moldaram o que somos”.