Policia

Operação da PM prende 41 pessoas em Dourados

11 FEV 2016 • POR Do Progresso • 09h23
Trabalho da Polícia Militar em Dourados iniciou na sexta-feira passada e empregou em média, 50 policiais e 25 viaturas em cada ação. - Foto: Cido Costa/Dourados Agora
Uma ação policial desencadeada nos dias de feriado prolongado em Dourados e Itaporã - áreas principais - e nas cidades de Caarapó e Douradina - secundárias - resultou na abordagem de 879 pessoas, das quais 41 foram presas por vários delitos praticados. Cinco dos detidos estavam com mandado de prisão em aberto. O boletim de balanço geral da operação Saturação, que durou de 5 a 9 de fevereiro, foi divulgado ontem.


Além dos mandados de prisão cumpridos, foram presas uma pessoa por tráfico de droga, uma por porte ilegal de arma de fogo, duas por porte de drogas, uma por roubo, uma por furto, quatro por lesão corporal dolosa na direção de veículo automotor, uma por direção perigosa, duas por embriagues ao volante, uma por corrupção de menor, sete por desobediência, quatro por desacato, três por ameaça e outras quatro por resistência.


O trabalho da Polícia Militar em Dourados iniciou na sexta-feira passada e empregou em média 50 policiais e 25 viaturas em cada desdobramento, com o intuito de desenvolver trabalhos em localidades distintas no intuito de levar segurança à população durante o período.


Segundo nota do departamento de comunicação do 3° Batalhão de Polícia Militar, foram abordados ainda 547 veículos dos quais 43 terminaram apreendidos por apresentar irregularidades. Foram lavrados ainda 161 autos de infração de trânsito durante a operação.


Segundo o subcomandante do 3º BPM, major Everson Rozeni, a busca é por atender ao máximo a população para levar segurança.


Com a divulgação do resultado, a PM reitera que as ações foram satisfatórias, “uma vez que as ações preventivas surtiram o efeito desejado e, com isso, não ocorreu aumento no número de registros policiais no período”.

Crimes


Ainda que a polícia tenha praticado ações contra a criminalidade e o resultado que se viu foi um afugentamento dos bandidos, em regiões onde a ação policial não aconteceu, ou no intervalo delas, os crimes continuaram a ser registrados em Dourados.


Segundo levantamento extraoficial, desde sexta-feira pelo menos 4 motos foram furtadas em Dourados e uma tomada em assalto quando um entregador de pizza acabou surpreendido por dois bandidos no Parque das Nações.


Ainda pelo menos 8 ocorrências relevantes de assalto foram registradas no período, com destaque para três ocorrências contra um camelô, uma farmácia e um mercado, este último com a prisão dos assaltantes no Jardim Água Boa.


As demais ocorrências tiveram roubo de objetos como celulares, bolsa e carteira das vítimas, além de dinheiro. Uma tentativa de assalto foi registrada no primeiro dia de operação, quando um adolescente foi apreendido por portar um simulacro de arma de fogo.


Segundo o major Everson Rozeni há alguns cuidados para que a população tente evitar tais transtornos. “Pedimos tão somente que as pessoas colaborem e se atentem para evitar ações de criminosos”, disse, lembrando aos cidadãos que evitem andar com dinheiro, estacionar em locais escuros e afastados de onde pretende chegar, além de se atentar com bolsas e aparelhos de telefone celular e via pública.


Além de Dourados, as ações contra a criminalidade ocorrem também nas cidades de Itaporã, onde o 3º Batalhão atende, e Fátima do Sul, como apoio à festa de rua na cidade.