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Administração reúne gestores para levantar novas demandas

29 JAN 2016 • POR • 07h00
Coordenadoria reuniu 40 gestores do Programa Governo Consciente. - Foto: David Majella
Para dar continuidade ao trabalho de conscientização dos servidores e levantar novas demandas, a Coordenadoria de Monitoramento de Gastos, órgão vinculado a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), reuniu na manhã de quarta-feira (27), 40 gestores do Programa Governo Consciente. Na prática, o projeto do Governo tem o objetivo de reduzir os custos com custeio, trabalhando diretamente na conscientização dos servidores, com foco voltado principalmente no consumo consciente e no uso eficiente dos recursos públicos.


Na oportunidade, o coordenador do programa, Ian Odara Leal, apresentou aos gestores os primeiros resultados e destacou a efetividade de algumas ações que já vem produzindo resultados, como a redução em 90% no consumo de papel com o arquivamento de processos no formato digital, iniciativa que já vem sendo adotada pela superintendência de Licitação da SAD; o recadastramento das senhas de telefonia em mais da metade dos órgãos estaduais; a redução do consumo de energia com a diminuição do tempo médio de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, que podem ser ligados às 9h quando a temperatura começa a esquentar e desligados às 16h30, uma hora antes do término do expediente e ainda, a criação do “Ronda Consciente”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SED), que todos os dias destaca três servidores para monitorar no fim do expediente, o desligamento de todos os aparelhos de ar condicionado, computadores e impressoras.


“Além de levantar novas demandas, colocamos aos gestores iniciativas pontuais que vem dando certo em algumas secretarias. O engajamento dos servidores é muito importante para o sucesso desse programa, e um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, pontuou.


O Programa Governo Consciente monitora mensalmente gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos, e as informações são repassadas as secretarias para que elas tomem conhecimento de onde estão sendo gastos os recursos públicos e para que possam adotar alternativas de economicidade.