Variedades

Coisa do passado

27 JAN 2016 • POR • 07h00
Os candidatos que devem concorrer ao pleito deste ano para prefeito e vereador se quiserem conquistar os eleitores irão partir para os discursos de combate a corrupção, pois a corrupção está no topo dos problemas dos brasileiros. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria. Antes o povo não dava tanta bola para a corrupção, pelo contrário aceitava e convivia com ela. Hoje aquele ditado “rouba mas faz” virou coisa do passado.


##### No ranking


Nesta pesquisa a corrupção como maior problema deixou até mesmo as drogas pra trás, assim como a violência. Hoje a corrupção é a maior preocupação da vida de seis em cada dez brasileiros. Está bem à frente até da inflação e do desemprego, que também cresceram muito no ranking da pesquisa de dois anos pra cá.

##### No cotidiano


A sociedade passou a entender melhor o quanto a corrupção massacra o cidadão em todos os momentos da vida. Quer seja na escola, nos supermercados, na compra de combustíveis, na saúde, a corrupção onera o preço de tudo e influencia no cotidiano das pessoas, provoca uma sensação de injustiça, um clima de desequilíbrio, de desvantagem, indignação e revolta.

##### No poder


Aparentemente hoje as coisas mudaram. Tem muito corrupto na cadeia, mas podem ter certeza de que existem mais corruptos a solta, ocupando o poder do que propriamente na prisão. E são estes corruptos que ocupam o poder que evidentemente “travam” o combate a corrupção.

##### Herói nacional


Com certeza estes números apresentados pela Confederação Nacional da Indústria tenham sido influenciados pela Operação Lava Jato, aliada a firme atuação do juiz Sérgio Moro que de juiz de primeira instancia virou herói nacional.

##### Caneta pesada


Foram dezenas de condenados pela caneta pesada de Sérgio Moro, um juiz federal de Curitiba que virou herói da Lava-Jato o nome de uma das maiores operações do mundo que combate corrupção enraizada na Petrobras. Por conta da firme atuação na Operação Lava-Jato Sérgio Moro virou herói. Mesmo porque o Brasil foi se tornando cada vez mais carente de heróis e também de grandes lideres.

##### Nas ruas


A Operação Lava Jato transformou a rotina do magistrado que frequentemente é aplaudido nas ruas, quando vai a restaurantes, no supermercado e em salas de embarque de aeroportos. Recentemente ele foi aplaudido de pé após encerrar uma palestra.

##### Podem cair


Por conta da corrupção muitas máscaras caíram bem antes do período de carnaval e muitas mascaras ainda estão por cair. Se tem alguém com a pretensão de se candidatar a prefeito estando indiciado, denunciado ou mesmo citado em algum crime de corrupção o melhor a fazer é mudar de ideia enquanto há tempo, pois poderá ser desmascarado em pleno processo eleitoral e perder as eleições em consequência disso.

##### Intenções futuras


Estas por outro lado também indicam que a população está cada vez mais atenta ao problema da corrupção. As futuras intenções dos candidatos não dá para descobrir, porém pelo histórico de cada um da pelo menos para ter uma ideia de quem realmente é merecedor do voto.

##### Era Moro


Quem dentre os candidatos a prefeito é mais ético, mais bem intencinado, mais correto, mais integro. Essa pesquisa demonstra que a era Sérgio Moro está cada vez mais contagiando a população e com certeza deve contagiar os eleitores neste ano.

##### Mesma coisa


O futuro das cidades está em jogo. Portanto se o candidato a prefeito não tem perfil de prefeito, ou se a população desconfia dele, na duvida, que escolha outro candidato, mais confiável. E no caso dos vereadores mesma coisa.

##### Arroz com feijão


Vereadores que ficaram quatro anos no mandato e não passaram de um mandato arroz com feijão, sem apresentar nenhum projeto criativo, sem nunca ocupar a tribuna não merecem o voto do eleitor se for candidato a reeleição. E aqueles que se propõem pela primeira vez a chegar a Câmara que tenham pelo menos noção do que é legislar, qual o verdadeiro papel do legislador municipal e que tenha no mínimo postura digna para ocupar o parlamento. O povo escolhe, mas que seja uma boa escolha. Pois serão quatro anos de abobrinha remunerada na Câmara caso o eleitor não escolha bem o seu representante.

##### Cenário nacional


Dourados já enfrentou muitos desafios de frente nos últimos anos, porém ainda existem muitos desafios a enfrentar. Para isso é necessário que a futura Câmara e o futuro mandato de prefeito sejam ocupados por pessoas preparadas e ousadas, a altura da importância de Dourados no cenário nacional.

##### Passa de 300


Dourados não é mais a mesma de antes. A cidade está consolidada como a capital da macro-região da Grande Dourados e portanto deixou de ser a segunda cidade para ocupar a posição de capital da região sul, com quatro universidades e referencia para mais 34 municípios de Mato Grosso do Sul. Oficialmente Dourados tem mais de duzentos mil habitantes, mas se contar com a população circulante passa de 300 mil.

##### No Shopping


As ruas estão cada vez mais congestionadas de veículos de Dourados que se misturam aos da região da Grande Dourados, tanto que o motorista observa diariamente veículos com placas de Deodapolis, Gloria, Itaporã, Caarapó até Nova Andradina. Em dias de semana eles buscam serviços em Dourados, tanto de saúde como educação, além do comércio. Aos finais de semana se deslocam para o Shopping Center.

##### O ônus


E assim a banda toca em Dourados cidade onde quanto mais passam os anos, mais cresce e se desenvolve, portanto a responsabilidade de administrar ou legislar por Dourados é do tamanho do orçamento da cidade. O ônus é grande.

##### Que frase!


“Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única.” (Martha Graham).