Meio ambiente

Hotéis comemoram crescimento nas taxas de ocupação no verão

15 JAN 2016 • POR • 10h46
Redes hoteleiras estão otimistas com a taxa de ocupação. - Foto: Divulgação
Os brasileiros estão cada vez mais interessados em aproveitar os destinos nacionais. Segundo dados da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 86% dos brasileiros que irão viajar nos próximos meses se renderão as belezas brasileiras. Desta forma, as redes hoteleiras de requisitados destinos de verão comemoram a boa taxa de ocupação que pode ultrapassar 90%.


No Rio de Janeiro e no Nordeste, por exemplo, os municípios se beneficiam de investimentos do Ministério do Turismo para melhorar a infraestrutura local e melhorar o atendimento ao turista. É o caso de Armação de Búzios (RJ), onde a Associação de Hotéis registrou uma ocupação superior a 90% durante o réveillon e na primeira semana de janeiro, percentual que deve subir para 95% ao longo do verão, segundo a Companhia de Turismo do Rio de Janeiro (Turisrio).


Ao longo de 2014 e 2015, o município de Búzios recebeu R$ 487 mil do Ministério do Turismo para instalação de placas de sinalização turística, nas principais avenidas e rodovia da cidade. A ação melhorou a acolhida e orientação do turista no local. “Essa obra foi muito importante para cidade, pois facilitou muito para o deslocamento dos visitantes na cidade. Antes dessa obra não havia nenhuma placa de sinalização”, afirmou o secretário especial de projetos e convênios da prefeitura, Beto Jordão.


No Nordeste, a expectativa também é positiva. Segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Ceará, o estado deve receber aproximadamente 1,05 milhão de turistas na alta estação - de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. A ocupação hoteleira nos três meses de alta estação deverá ser de 78,3%. No período de réveillon, foi de 100%.