Esporte

Força tarefa reúne para definir a segurança da Tocha Olímpica

9 JAN 2016 • POR • 07h00
Encontro na Funed definiu, entre outros, o percurso da Tocha. - Foto: Divulgação
Aconteceu na tarde de quinta-feira nas dependências da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) a primeira de uma série de reuniões envolvendo integrantes do quadro de segurança nacional e estadual visando a elaboração do plano de segurança para o evento de passagem da Tocha Olímpica por Dourados. Antes de chegar a Dourados o evento passará por Campo Grande.


Vale ressaltar que a Tocha Olímpica vai estar presente em 300 cidades brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos Olímpicos 2016, realizados pela primeira vez na América do Sul.


Na reunião estiveram Carlos Eduardo Santos Oliveira, capitão da Polícia Militar e comandante da guarnição da Força Nacional de Segurança, Giovanni Rafael Ferreira, tenente do Corpo de Bombeiros do Paraná e integrante da mesma unidade de segurança nacional, Willian Scaramuzzi Teixeira, tenente da Polícia Militar do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, Fabiane Amorim, diretora de transporte e trânsito da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran) e Luciano Brufatto Yamaguti, no ato representando a Funed.


Ao longo da reunião, foi definido o percurso de 18 quilômetros na via urbana pelo qual a Tocha Olímpica deverá ser transportada em revezamento constituído de 80 pessoas, devidamente credenciadas para participar do evento.


A Tocha Olímpica, de acordo com informações do capitão Carlos Eduardo, passará pelas principais avenidas do município até chegar à Praça Antônio João, onde será recebida pelo prefeito Murilo Zautih e demais autoridades civis e militares, posteriormente ela permanecerá exposta para a população. “À Força Nacional cabe a missão de proteger os condutores e a Tocha; as demais missões estarão a cargo de outros órgãos de segurança do município e Estado”, disse o capitão.


Guarda Municipal de Dourados e Agetran, polícias Militar e Civil, Polícia Militar Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal devem contribuir neste sentido. Também participam do evento agentes da Polícia Federal e também militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.


A Tocha Olímpica foi desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi e é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil.


O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio próximo quando então inicia o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. Ela passará pelas regiões Centro-Oeste; Nordeste; Norte; Sul e Sudeste e de acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, está previsto a presença de 12 mil pessoas naparticipação do revezamento da tocha por todo o país, com cada um percorrendo cerca de 200 metros.


No total, a tocha será recebida em 300 cidades brasileiras, sendo que em 83 delas ficará exposta a população, todavia o comboio poderá ser visto passando por outros 200 municípios.