Dia-a-Dia

Publicado edital de Economia Criativa

5 JAN 2016 • POR • 07h00
Foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado, o edital de Seleção Pública de Propostas para Apoio a Empreendedores de Economia Criativa Sul-Mato-Grossenses – 2015/2016. O edital estará aberto para inscrições até 3 de março de 2016, para projetos de Economia Criativa que visem receber apoio financeiro da Sectei. Podem ser inscritos projetos que visem o fortalecimento da economia criativa na área da ciência, cultura e turismo sul-mato-grossense que tem como princípios norteadores a diversidade cultural, a sustentabilidade, o empreendedorismo, a inovação e a inclusão social.


Economia Criativa é um conjunto de atividades culturais, econômicas e de gestão de negócios que se originam no conhecimento, na criatividade, no capital intelectual individual ou coletivo focadas em processos, produções de bens e serviços para a geração de trabalho e renda.


O objetivo é estimular, valorizar e fomentar empreendimentos criativos no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural, turístico, econômico e artístico, bem como a inovação, a sustentabilidade e a geração de renda dos empreendedores individuais ou grupos sociais, através da valorização da diversidade cultural, dos saberes e fazeres tradicionais e o setor produtivo da cultura e do turismo, de modo a criar novas tecnologias que permitam a inovação, e facilitam a distribuição e o acesso.


Esse é o último dos editais previstos para 2015. No total serão R$ 7 milhões e R$ 45 mil destinados às áreas de teatro, dança, música, circo, literatura, artesanato, artes plásticas, artes visuais, audiovisual, patrimônio cultural, folclore, museus, arquivos, economia criativa e atividades com foco na valorização, acesso e aprimoramento da cultura em Mato Grosso do Sul.