Cidades

Nova Andradina reforça campanha sobre descarte

30 DEZ 2015 • POR • 09h41
Força-tarefa busca apoio da população e atua para erradicar pontos críticos de resíduos sólidos. - Foto: Thiago Odeque
A Prefeitura de Nova Andradina irá intensificar em janeiro de 2016 uma série de ações para reforçar a divulgação dos pontos de descarte de resíduos sólidos da campanha “Cidade Limpa”. As atividades são coordenadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi) e de Serviços Públicos (Semusp).


Além de possibilitar o rejeito correto de materiais inservíveis, a iniciativa visa assegurar e potencializar os trabalhos relacionados à limpeza pública e manutenção de ruas, avenidas e estradas vicinais. A campanha também garante mais estrutura para fiscalizações, notificações e penalizações previstas na legislação ambiental.


Confira os locais


A operação tem como foco erradicar pontos críticos de resíduos sólidos através da educação ambiental e o fortalecimento da coleta de lixo. Para a ação, a Prefeitura estabeleceu locais para possibilitar o descarte correto de materiais como pneus, restos de construção, podas de árvore, galho, madeira, móveis antigos, pilhas entre outros.


Restos de poda de árvore, entulho proveniente de reforma, sofás velhos e qualquer tipo de resíduo sólido de grande porte deve ser descartado no ponto de rejeito disponibilizado no cruzamento das ruas Antônio Duarte com a Pastor Júlio Ferreira de Alencar, no Bairro Campo Verde.


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, o descarte de pneus prossegue nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua Planejada B, n°. 100, atrás do Parque de Exposições Henrique Martins.


Ainda conforme a Semdi, o descarte de pilhas pode ser efetuado nos pontos de coleta existentes em órgãos como a Prefeitura de Nova Andradina, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Associação Comercial de Nova Andradina (Acina) e CIAT, além de supermercados.


O gestor da Semdi, Márcio Costa, também ressaltou a campanha de coleta de lixo eletrônico, realizada anualmente entre os meses de maio e junho. “Já o descarte de resíduos como lâmpadas fluorescentes é de responsabilidade do fornecedor e do fabricante, que são os responsáveis por realizar a logística reversa”, explicou. Quanto ao rejeito de papeis, plásticos, metais e vidros, os materiais serão recolhidos pela coleta seletiva de Nova Andradina. “É importante enfatizar que o descarte incorreto de todos esses materiais citados caracteriza crime ambiental e estamos atentos, intensificando a fiscalização”, frisou Costa.


Cooperação


O gestor enfatizou o crescimento no número de autuações a partir da nova composição do quadro de Fiscais de Posturas e pediu o apoio da população quanto ao descarte correto de materiais inservíveis. “Essa é uma cobrança constante do prefeito Roberto Hashioka e temos trabalhado muito na busca pela resolutividade dessas questões”, disse.


Qualquer dúvida em relação aos locais corretos para a destinação dos resíduos pode ser obtida na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Semdi está localizada na nova sede da Prefeitura de Nova Andradina, na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, n°. 541. O telefone para contato é o (67) 3441-3664.


Já no tocante à coleta de lixo, o trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Dúvidas a respeito do calendário de atendimento ou eventuais reclamações e/ou sugestões podem ser direcionadas à Semusp, que fica localizada na Rua André Loyer, n°. 977. O telefone para contato é (67) 3441-9102.