Cidades

Com apoio de parceiros, centro de equoterapia promove festa de Natal

22 DEZ 2015 • POR Do Progresso • 11h09
Projeto iniciado em abril, atende 40 crianças e jovens com deficiência ou necessidades especiais. - Foto: Divulgação
O centro de equoterapia Passo a Passo, localizado no Sindicato Rural de Jardim (MS) encerrou as atividades do ano na última sexta-feira (18), com uma festa repleta de carinho e presentes para os 40 praticantes, que desde abril são assistidos por uma equipe que oferece atividades direcionadas a crianças e jovens com deficiência ou necessidades especiais.


O grupo de profissionais liderado pelo engenheiro agrônomo, Paulo Bózoli, teve a iniciativa de promover uma confraternização de Natal e contou com apoio da comunidade que apadrinhou as crianças, atendendo aos pedidos de todos. “Conseguimos apoio da agência do Banco do Brasil aqui do município que montou uma árvore de natal decorada com uma foto e a cartinha de cada criança. Graças à generosidade de todos os envolvidos, nossos alunos receberam presentes que desejavam há muito tempo”, explica.


Bózoli apresentou a proposta como trabalho de conclusão de curso quando participou do projeto Líder MS II em 2014, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Com apoio do Sindicato Rural de Jardim e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural o espaço que objetiva oferecer atendimento terapêutico com cavalos atendeu a uma demanda de famílias que não tinham condições de pagar pelo tratamento. “Além da oportunidade de celebrarmos a melhoria dos praticantes junto com as famílias temos objetivo de divulgar o trabalho realizado no Passo a Passo, para que mais pessoas possam contribuir e saibam como funciona”, argumenta o diretor do projeto.


O presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Eduardo Meireles Grubert comenta que acompanhou o projeto desde o início e afirma que a diretoria da entidade foi unânime em viabilizar o centro. “Todos apoiaram desde o começo e para conseguirmos recursos promovemos anualmente um leilão beneficente no mês de março, com intuito de arrecadar doações. O trabalho dos profissionais é reconhecido, tanto que pessoas de outras cidades vem até Jardim para participar e já estamos com fila de espera”.


Grubert ressalta que o Passo a Passo é uma semente que foi plantada junto à sociedade para que se aproximem e reconheçam o trabalho social desenvolvido pelos produtores rurais.


Expectativa para 2016


As aulas no centro de equoterapia serão retomadas em 18 de janeiro e Bózoli avalia que o resultado de 2015 foi positivo para a equipe.


“Terminamos as atividades deste ano com frequência máxima e além disso, contabilizamos 729 atendimentos na comunidade. Ainda não temos condições de criar novas turmas, mas estamos buscando parcerias que nos ajudem nesse sentido. No segundo semestre nossos técnicos participarão de mais um aperfeiçoamento no Ande Brasil, em Brasília, a fim de aprimorarmos ainda mais os conhecimentos dessa terapia tão eficaz na vida dos pacientes”, finalizou o engenheiro agrônomo Paulo Bózoli.