Bebês e Crianças

Países de língua portuguesa ganham mostra de fotos internacionais no Rio

22 DEZ 2015 • POR • 07h00
Uma iniciativa nascida informalmente na rede social Instagram deu origem a um projeto pioneiro de documentação fotográfica que agora resulta em uma exposição, inédita no mundo, inaugurada no Rio de Janeiro. A mostra itinerante @NossaLingua, aberta no Centro Carioca de Design, traz 100 fotos produzidas por profissionais e amadores que retratam o que une e o que diferencia o cotidiano dos países de língua portuguesa – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.


A exposição também exibe cenas inéditas do filme NossaLíngua.doc, documentário que será lançado no primeiro semestre de 2016. Além de relatos de falantes do português nos vários países, cada um mostrando o uso que fazem do idioma em seu cotidiano, o filme tem entrevistas dos escritores Mia Couto (Moçambique), José Luiz Peixoto (Portugal), Mário Lúcio (Cabo Verde) e Bráulio Tavares (Brasil).


“O projeto nasceu com o objetivo de usar o Instagram para fazer a conexão com os países que falam a nossa língua. Somos mais de 240 milhões de falantes do português e pouco nos conhecemos”, conta a produtora cultural Luciane Araújo, idealizadora do NossaLíngua. “Resolvemos lançar na rede dez missões fotográficas, com temas variados e universais. Através desses temas, conseguimos levantar um painel de cada um desses países”, explica.


Os temas são Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz e Palavra. Em apenas três meses, o resultado foi surpreendente: uma galeria virtual com quase 17 mil imagens. “Criamos um corpo de curadores em cada um dos países, que selecionou dez imagens de cada missão, totalizando as 100 fotos da exposição”, conta Luciane. São 68 os autores das fotos selecionadas pelo projeto e que também integram um livro lançado, na abertura da mostra.