Pets

Pesquisa aponta que Délia seria eleita prefeita em todos cenários

22 DEZ 2015 • POR • 07h00
Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems) nos dias 18 e 19 de dezembro revela que se as eleições para a sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB) fossem hoje, a vereadora Délia Razuk (PR) venceria em todos os cenários, tanto na espontânea, que é quando o entrevistador apenas pergunta ao eleitor em quem ele votaria para prefeito se as eleições fossem hoje, quanto na estimulada, que é quando o entrevistador apresenta um disco com os nomes dos pré-candidatos.


Na pesquisa espontânea, a preferência de voto em Délia foi apontada por 17,68% dos entrevistados, com o ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) aparecendo em segundo lugar com a preferência de 16,32% dos eleitores e o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) sendo citado por 7,99% dos entrevistados pelo Ipems. O deputado estadual Barbosinha (PSB) foi citado por 1,80%, enquanto outros nomes somaram 2,45%. Outros 53,77% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam para prefeito de Dourados se as eleições fossem hoje.


No primeiro cenário estimulado, com o entrevistador apresentado ao eleitor um disco com quatro pré-candidatos a prefeito de Dourados, a liderança de Délia também foi confirmada. A vereadora aparece com 35,75% das intenções de voto, seguida pelo ex-deputado Marçal Filho com 30,46% e pelo deputado federal Geraldo Resende, com 20,33%. Neste cenário, o deputado estadual Barbosinha aparece com 6,08%, enquanto os indecisos, brancos e nulos somam 7,38%.


No segundo cenário, onde o nome do ex-deputado federal Marçal Filho é suprimido do disco, a liderança de Délia também se mantém. A vereadora aparece com 46,69% das intenções de voto, seguida pelo deputado federal Geraldo Resende com 31,12% e pelo deputado estadual Barbosinha com 9,94%. Neste cenário, o percentual de indecisos, brancos ou nulos chega a 12,25%.

Rejeição


A vereadora Délia Razuk também aparece com a menor rejeição entre os entrevistados pelo Ipems. Apenas 14,98% disseram que não votaria nela de jeito nenhum se as eleições fossem hoje, enquanto 20,84% rejeitaram Marçal Filho, 22,56% rejeitaram Geraldo Resende e 23,19% rejeitam Barbosinha.


A pesquisa foi realizada junto a 300 eleitores com 16 anos ou mais, de diversos níveis de escolaridade, classe social e religião e tem intervalo de confiança estimado de 95%, com a margem de erro ficando estimada em 5,66% para mais ou para menos. Os pesquisadores entrevistaram eleitores do Parque das Nações I e II, Vila São Braz, Canaã I, II, III e IV, Vila Industrial, Izidro Pedroso, Terra Roxa I e II, Água Boa, BNH 4º Plano, Santo André, Jardim Itália, Jardim Climax, Jardim Maringá, Vila Cachoeirinha, Vila Almeida, Jardim Flórida I e II, Parque do Lago I e II, Centro, BHN 2º e 3º Planos, Vila Matos, Jardim Ouro Verde, Vila Maxuel, Jardim Maracanã, Jardim Guanabara, Vila Índio, Jardim dos Estados, Jardim Piratininga. Os eleitores dos distritos de Indápolis, Vila São Pedro, Vila Vargas e as Aldeias Bororó e Jaguapiru também foram ouvidos.