Tecnologia

França multa Google em 100 mil euros por coleta do Street View

21 MAR 2011 • POR • 18h40
Google admitiu que carros recolheram dados - Foto: Gustavo Petró/G1
A CNIL (Comissão Francesa de Informática e Liberdades) multou o Google em 100 mil euros por coletar dados privados por meio do serviço Street View, indicou nesta segunda-feira (21) o jornal “Le Parisien”.

\"Trata-se de uma multa recorde desde 2004, quando conseguimos o direito de impor sanções financeiras\", explicou o secretário-geral da CNIL, Yann Padova.

Lançado em 2007, o Street View proporciona vistas panorâmicas das ruas em três dimensões. O serviço permite o deslocamento virtual por cidades e tem provocado polêmica em muitos países.

Em maio de 2010, o Google revelou que os carros que percorrem as ruas para registras as imagens haviam coletado dados pessoais (como e-mails e vídeos) transmitidos por redes wi-fi.

A CNIL estimou que os carros do Google \"buscavam\" informações \"desprotegidas que circulavam por sinal de wi-fi\". \"O enriquecimento desse banco de dados foi feito de forma desleal com as pessoas, porque elas não sabiam\" que os veículos estavam recolhendo essas informações, explicou Padova. (G1)