Mundo

Interdições em estrada rural sobem preço da banana em Curitiba e região

21 MAR 2011 • POR • 23h15
Transporte da banana está prejudicado. Preço subiu 15,3% em uma semana - Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (21), um quinto trator chegou à estrada que liga a área urbana de São José dos Pinhais (na Região Metropolitana de Curitiba) à comunidade rural Colônia Castelhanos, no mesmo município. A distância é de cerca de 70 km.

Até sexta-feira (18) da semana passada, cerca de 400 pessoas estavam isoladas, usando energia elétrica fornecida por geradores. Agora, na estrada, passam carros pequenos.

A comunidade vive basicamente do cultivo de banana. Enquanto a estrada não for recuperada, o trabalho dos agricultores está prejudicado. “O preço [da banana] subiu 15,3% na última semana”, informa ao G1 o técnico do Ceasa Joarez Miranda. Segundo ele, o aumento é atribuído, em parte, às dificuldades com o transporte.

A limpeza na estrada do Castelhanos começou há dez dias, quando chuvas derrubaram 30 barreiras em um trecho de 10 a 15 km. A parte mais prejudicada foi uma mais sinuosa, perto da Serra do Mar.

Os desmoronamentos pararam, mas, se voltar a chover, há risco, informa a Prefeitura de São José dos Pinhais.

Em nota oficial, o representante do Departamento de Viação da prefeitura Hugo Myszkovsk diz que “o acesso ao local, até mesmo para (...) [os] equipamento [de recuperação], está complicado. O trânsito na BR-376 também dificulta a chegada de materiais”.

A rede de energia elétrica voltou a funcionar no último fim de semana. (G1)