Rural

Sindicato Rural vence concurso sobre a proteção das nascentes

15 DEZ 2015 • POR • 09h56
Solenidade que premiou o Sindicato Rural de Camapuã pelo trabalho realizado em prol da preservação das nascentes. - Foto: Divulgação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás e o Sindicato Rural de Camapuã, no Mato Grosso do Sul, foram os vencedores do 1º Concurso de Proteção de Nascentes, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O anúncio foi feito durante a coletiva Balanço 2015/ Perspectivas 2016 do Sistema CNA/Senar, em Brasília.


O Programa Nacional de Proteção de Nascentes foi lançado em 22 de março, Dia Mundial da Água, com o mote: “Um dia você vai ter que proteger uma nascente. E você pode fazer isso em um dia!”. E para mobilizar todo o Sistema, as duas entidades criaram um concurso voltado para as regionais do Senar e sindicatos rurais de todo o país.


O concurso premiou a Administração Regional com o maior número de nascentes protegidas e o Sindicato de Produtores Rurais que desenvolveu a melhor iniciativa relacionada ao objetivo. Em todos os casos, deveriam ser seguidos os cinco passos indicados pelo Programa Nacional de Proteção de Nascentes: identificar a nascente; cercar a nascente; limpar a área; controlar a erosão e replantar espécies nativas. Foram consideradas as ações realizadas no período entre o dia 22 de março, data de lançamento do programa, até o dia de 5 de dezembro.


“Tínhamos como meta proteger mil nascentes e conseguimos alcançar quase duas mil. O concurso superou as expectativas e teve como principal destaque o envolvimento das escolas. Outro aspecto positivo é que as Regionais e Sindicatos Rurais pretendem continuar com as campanhas e ações nos seus Estados”, destaca Daniel Carrara.


Campeão na categoria melhor iniciativa, o Sindicato Rural de Camapuã contou com o apoio da Secretaria de Educação Municipal para realizar uma ampla divulgação do programa no município. Com o slogan “Água é vida, proteja uma nascente”, foram promovidos concursos de desenho e de redação para estudantes de escolas públicas, urbanas e rurais.