Dia-a-Dia

Economia Solidária está na festa de Natal

14 DEZ 2015 • POR • 10h02
Na Praça de Alimentação do Dourados Brilha, oferece vários tipos de alimentos. - Foto: Chico Leite
O Dourados Bilha também incentiva a produção comunitária e cooperada. Na praça de alimentação do evento, que acontece de 1º a 24 de dezembro, na Praça Antônio João, 03 das 16 barracas foram destinadas aos empreendimentos de Dourados, que são organizados pela Prefeitura, através da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária).


Na Barraca da Economia Solidária é possível encontrar pasteis, tapioca, espetinho, cachorro quente, doces caseiros, sucos e outros alimentos. De acordo com Aniele Franco, o movimento na barraca está muito bom e as expectativas de faturamento são muito boas. O recurso gerado é partilhado entre os grupos que estão trabalhando.


É a primeira vez que a Rede de Economia Solidária participa do Dourados Brilha. A partir da edição deste ano 30% das barracas da praça de alimentação estão reservadas para o sistema de economia solidária, conforme prevê a Lei n° 3.913, de 05/08/15, sancionada pelo prefeito Murilo.


O sistema de Economia Solidária é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseados na cooperação. É a autogestão. No sistema não existe patrão nem empregados, pois todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.


Em Dourados existem em torno de 50 empreendimentos em atividade, que envolvem em torno de 300 pessoas. Eles produzem doces, produtos de limpeza, artesanato, presentes, objetos de decoração e muitos outros produtos. Para a comercialização dos produtos existem lojas e feiras, uma das feiras fica permanente na Praça Antônio João.


O Dourados Brilha é um evento criado pelo prefeito Murilo, que está na sua quinta edição. As atividades acontecemtodos os dias, a partir das 18h. São apresentações culturais, pista de patinação, Casa do Papai Noel, Árvore de Natal, parque de diversões para as crianças, uma bela iluminação e uma bem montada praça de alimentação.


O Dourados Brilha é uma realização da Prefeitura de Dourados, com o apoio de Abevê supermercados, Aced, Aço Telhas, Áudio Com, Bigolin, Câmara Municipal, Cassems, Ceia Dom Alberto, Central eletricidade, Cerdil, Comdovel, Comércio de Bebidas Gran Dourados, Comid, Corpal, Deputado Zé Teixeira, Doura Motors,Hyundai, Engepar, Extra Supermercado, Fercical, Fertipol, FG Informática Out Let, Gales Park Hotel, Governo do Estado, Sanesul, Imobiliária Ajurycaba, Imobiliária Continental, Jaó eletricidade, Diário MS, O Progresso, Leite Camby, Libório e Gerson Automóveis, Matpar, Mercatto, Pax Primavera, Planacon, Shopping Avenida Center, Sicred, Sindicato Rural, Unimed, Viação Dourados e VGM.