Cidades

IBC reúne ex-integrantes e emociona público

9 DEZ 2015 • POR • 07h00
Banda Banda Municipal Isaac Borges Capilé - Foto: Divulgação
A Banda Municipal Isaac Borges Capilé mantida pela Prefeitura através da Fundação da Cultura de Ponta Porã é um dos principais símbolos da arte musical na fronteira. Criada através do Decreto nº 3217/2001 de 23 de Outubro de 2001, a “IBC” como é carinhosamente conhecida pela população recebe anualmente centenas de alunos entre 10 á 16 anos de idade oferecendo aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão.


Neste domingo (06) durante o Recital Natal Iluminado realizado pela Fundação da Cultura de Ponta Porã surpreendeu a todo público presente, com um espetáculo musical que contou com a participação de ex-integrantes da Banda IBC, reunidos para homenagear e agradecer a essa importante e fundamental corporação musical.


Seria mais uma das tantas apresentações da Banda IBC, no entanto a iniciativa do Maestro Rafael Rodrigues, que entoou suas primeiras notas musicais graças ao projeto musical sendo aluno da turma de 2005 e do professor Jonatan Leão, que também foi aluno da Escola Municipal de Música Isaac Borges Capilé emocionou a todo público que compareceu no Centro de Convenções Internacional para prestigiar o Recital Natal Iluminado.


Durante a apresentação toda qualidade da Banda IBC com reforço de seus ex-integrantes, que interpretaram canções de Guns N Roses, Michael Jackson, trilha sonora do filme Piratas do Caribe e canção natalina.


O Maestro Rafael Rodrigues não resistiu a emoção do reencontro em apresentação da Banda IBC, e veio as lágrimas em sua primeira regência.


O músico George Parah, hoje integrante da Fanfarra do 11 Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã e baterista da banda Surfistas de Trem, foi aluno da IBC e participou do reencontro.


A Banda IBC teve durante sua formação histórica, a Regência dos Maestros Jucilei Inácio Martins e Ismael dos Santos Oliveira, que contribuíram para formação musical de diversas crianças e jovens, muitos deles atualmente são professores em Instituições de Ensino de Ponta Porã e outros ingressaram na carreira militar.No quadro de professores de música da FUNDAC, estão:Gustavo Matos, Luana Palácios, Jonatan Leão, Gabriela Trenephol, Eduardo Poter e o servidor administrativo Wlamir Quintana, todos ex-alunos da Banda Municipal Isaac Borges Capilé, que se qualificaram e através da música foram inseridos no mercado de trabalho.


A banda possui hoje cerca de 180 músicas em seu repertório e os estilos musicais vão do erudito barroco ao moderno, clássicos da música nacional e internacional, mpb, boleros, jovem guarda, rock, dobrados e canções militares, blues, jazz, valsa, polca, hinos pátrios, fox trot, funk e valsas.


A Banda Municipal Issac Borges Capillé conta com uma equipe de profissionais qualificados, é orquestrada pelo Maestro Rafael Rodrigues do Nascimento, na direção da mesma, professores de Naipes Jonatan Leão, Wallace Camilo e Luana Palacios e coreógrafos Mauricio Ribeiro e Tatiane Nunes.