Cidades

Proerd forma nova turma de 250 alunos e 50 pais em escola

30 NOV 2015 • POR • 09h07
Secretário-adjunto Helton Bernardes, ao lado do coronel Deusdete Oliveira, à direita, assistem à apresentação durante formatura do Proerd na Capital. - Foto: Elvio Lopes
Criado há 18 anos com a finalidade de levar informações a crianças e jovens para evitar contato com as drogas e a violência, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formou, na semana passada, na Capital, mais 250 alunos e 50 pais na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Em 18 anos de existência, o programa já atendeu mais de 260 mil alunos em 3.400 escolas municipais, estaduais e particulares no Estado.

A solenidade contou com a participação secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca Bernardes; da diretora da escola, irmã Elizabete Benevides; do comandante-Geral da Polícia Militar do MS, coronel Deusdete de Oliveira Filho; diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, coronel Alírio Villasanti Romero e outros oficiais PMs e educadores da escola.

O evento contou com uma apresentação especial do coral infantil do 2º ano da escola, que interpretou músicas natalinas e emocionou o público; apresentação dos instrutores do Proerd no curso realizado no estabelecimento de ensino e destaques das redações por turmas, sobre a importância da prevenção contra as drogas e a violência.

Promotor de Justiça com larga experiência na área criminal – denunciou autores de chacina em que crianças foram vítimas em cidade do interior do Estado – o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca Bernardes, elogiou os pais pela participação e acompanhamento de seus filhos no curso e destacou a necessidade de cada família se manter vigilante sobre o comportamento das crianças e, principalmente dos jovens, para evitar o contato com as drogas e a violência.

O papel da Polícia Militar na formação permanente de instrutores e na própria administração do Proerd também foi destacado durante a formatura e sua importância para o exercício da cidadania.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças e jovens do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da prevenção ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a realidade no Brasil.