Meio ambiente

Mineradora diz que barragens não apresentam riscos

27 NOV 2015 • POR • 09h30
O prefeito Paulo Duarte e técnicos da prefeitura de Corumbá ouviram explicações sobre a situação das barragens no Pantanal. - Foto: Divulgação
Das 15 barragens que a mineradora Vale possui em Corumbá, apenas uma – a Gregório, instalada no Morro Santa Cruz – é considerada de médio porte. A capacidade máxima do equipamento, utilizado para armazenar rejeitos da extração do minério de ferro, é de 9,3 milhões de metros cúbicos, mas nunca operou em seu volume máximo, garantiu a mineradora, durante visita do prefeito Paulo Duarte ao Morro do Urucum, que concentra as reservas minerais do município.

Segundo o gerente de Operações da Vale na região, Olemar Tibães Lopes Júnior, todas essas barragens da empresa na cidade são consideradas de baixo risco, de acordo com a Política Nacional de Barragens, que entrou em vigor em 2013. “Todos os laudos e estudos foram encaminhados para o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), em março deste ano, mas as informações no órgão não foram atualizadas”, esclareceu.

Desta forma, o risco de um eventual rompimento da barragem afetar o Pantanal ou a cidade é praticamente inexistente. E o primeiro motivo apresentado pelos técnicos da mineradora é a segurança do equipamento. “É feita um vistoria semanal no local e nunca constatamos nenhum vazamento de água, que é o grande perigo para uma barragem”, afirmou Olemar Junior.

Todas as explicações técnicas, ambientais e geográficas sobre as barragens da Vale na região foram apresentadas, ao prefeito Paulo Duarte, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Marcia Rolon, e a vereadora Cristina Lanza, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O encontro começou na prefeitura e terminou com uma visita técnica na barragem Gregório, onde todas as informações foram notadas in loco. O prefeito Paulo Duarte mostrou-se bastante satisfeito com as explicações e ponderou sobre a importância da empresa abrir suas portas para explicar como é feito o trabalho de mineração no município, além de tranquilizar a população.
“É muito importante o que a empresa está fazendo. Pela primeira vez, estamos aqui, buscando saber como o processo de mineração funciona e a Vale se mostrou muito solícita e está de portas abertas para quaisquer explicações, não somente para o Poder Público Municipal, como também para o Ministério Público, DNPM e outros órgãos estaduais”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

Antes da visita ao morro Santa Cruz, a equipe da Vale Mineradora fez uma apresentação técnica para explicar como são e como funcionam as barragens em Corumbá. Ao todo, a empresa possui 15 barragens, sendo 14 consideradas de pequeno porte, com capacidade de até 125 mil metros cúbicos de rejeitos.