Cidades

Fortes Chuvas: Ivinhema decretará situação de emergência

27 NOV 2015 • POR • 09h21
Prefeito Tuta e Defesa Civil vistoriam pontos considerados críticos depois das fortes chuvas que caíram em Ivinhema. - Foto: Paulo César
Em decorrência as constantes chuvas que atingiram o município, Ivinhema irá decretar situação de emergência na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito pelo prefeito Eder Uilson (Tuta) depois de uma vistoria nos pontos mais atingidos pela chuva.

De acordo com o prefeito, a medida segue a tendência dos demais municípios da região, que reivindicam apoio do governo do Estado para a urgente recuperação das estradas rurais e ruas urbanas que ficaram intrafegáveis.
O grande volume de chuvas dos últimos dias deixou um grande rastro de destruição, especialmente na zona rural e bairros que ainda não possuem pavimentação asfáltica.

“Visitamos diversos pontos críticos junto com secretário de Obras e a coordenadoria de Defesa Civil, estamos preocupados porque a previsão é de mais chuva nos próximos dias. No Distrito de Amandina choveu 130 milímetros em apenas um dia, e nas Glebas a situação não foi diferente, tendo lugares que marcaram até 150 mm”, completou o prefeito do município de Ivinhema Tuta.

Com intuito de proteger primeiramente as famílias atingidas, a secretaria de Assistência Social disponibilizou uma equipe para fazer um acompanhamento da situação, trabalho realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município.

“Quando chegamos perto da real situação e vimos o estrago que as chuvas fizeram, nos sentimos de mãos atadas, ainda mais sabendo que a previsão é de mais chuva. Então, vamos primeiro cuidar das famílias que estão isoladas, para depois, quando o tempo melhorar, iniciar o trabalho de recuperação. Visitei o assentamento São Sebastião, a Fazenda São Luiz, as Glebas Vitória, Ouro Verde e Jaborandi, a situação está bastante difícil, e por isso vamos decretar situação de emergência no início da próxima semana”, afirmou o administrador do município Tuta.

Ainda segundo o prefeito, cabe ao gestor pedir calma à população, identificar as prioridades e esperar que o tempo melhore, e assim poder determinar uma força tarefa para resolver os problemas.
“Estamos com máquinas esperando a estiagem para poderem trabalhar, a secretaria de Obras mobilizou toda a sua frota para intensificar os trabalhos de manutenção das estradas rurais, que vão dar preferência para aqueles pontos considerados mais críticos, visando dar condições de tráfego para o escoamento da safra, bem como o transporte escolar”, finalizou o prefeito da cidade.