Dia-a-Dia

Estado determina despejo de escola de peões em Dourados

25 NOV 2015 • POR • 09h00
Secretaria de Estado de Administração vai verificar a situação das escola de peões de Dourados. - Foto: Divulgação
O Estado de Mato Grosso do Sul determinou o despejo de uma escola de peões, localizada no Distrito Industrial de Dourados. Com isto, cerca de 50 alunos, a maioria atletas de destaques nacionais, ficarão sem a área de treino. Sem ter um local adequado, 40 animais utilizados no treino poderão ficar na rua.

De acordo com Célio França, presidente da Associação dos Amigos e Peões de Montaria, que existe há 18 anos, o Estado fez uma notificação dando um prazo de 15 dias para a desocupação do espaço. Se a determinação não for cumprida, o Estado diz que vai tomar medidas jurídicas. O Estado alega que a Associação não não tem autorização para ocupar o imóvel.

Em resposta, a Associação respondeu que que fez um acordo com o governo do Estado há 18 anos, e que na época ficou decidido que os alunos poderiam treinar naquela área até que o Estado utilizasse a área para a implantação de uma indústria, já que o local tem essa finalidade.

No entanto, a associação tem informações de que nenhuma indústria será instalada no local. Com base nisso, encaminhou novo ofício ao estado pedindo a permanência da ocupação da área, mas não obteve êxito.
Para os alunos, a situação é desesperadora, porque se confirmada a desocupação perderão o único local de treinamento para continuar nesta atividade.

É o caso do peão Júlio Cesar Rodrigues da Silva. Ele, que mora em Nova Alvorada do Sul viaja cerca de 150 quilômetros pelo menos uma vez por semana para chegar a Dourados. Júlio é campeão em montaria em recente rodeio que aconteceu no estado de São Paulo. Ele, que atualmente é pedreiro, vê na atividade uma forma de ganhar a vida.
“Assim como eu, vários peões em Dourados querem viver da montaria. Sem área para treinar acaba o sonho e não poderemos mais representar nosso estado fora daqui”, conta.

Outro lado

Em contato com o governo do Estado, O PROGRESSO recebeu a informação de que a Secretaria de Estado de Administração (SAD) está notificando proprietários de imóveis cedidos pelo Estado que tenham alguma irregularidade.

A Assessoria de Comunicação da SAD irá verificar se esse é o caso da escolinha e qual a irregularidade.