Pets

Grupo ‘Tudo por Dourados’ consulta mais de 60 lideranças

24 NOV 2015 • POR • 08h44
Braz, Valdenir, Humberto e Zé Elias durante reunião realizada sexta-feira em Dourados. - Foto: Hedio Fazan
Os ex-prefeitos Humberto Teixeira, Braz Melo e Zé Elias, e o ex-deputado Valdenir Machado, os idealizadores do projeto “Tudo por Dourados”, reuniram na noite de sexta-feira mais de 60 lideranças locais entre empresários, sindicalistas, conselheiros e secretários municipais, representantes de entidades de classe e presidentes de associações de moradores. O evento debateu o projeto e colheu sugestões para um documento que será apresentado à população.

A tônica da reunião, tanto nas falas de Valdenir, Braz, Zé Elias e Humberto, como das lideranças convidadas foi à necessidade da construção de um projeto político que ofereça à população opção de escolha do futuro prefeito do município, sem a chancela de interesses determinados a partir de Campo Grande.

A necessidade da região da Grande Dourados eleger pela primeira vez um senador da República e o aumento da representatividade regional na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, também foi unanimidade.
Zé Elias, Humberto, Braz e Valdenir se posicionaram como pré-candidatos à sucessão do prefeito Murilo Zauith, mas admitiram apoiar outro nome que, eventualmente, reúna mais condições políticas às vésperas do prazo final das convenções partidárias em meados de 2016. Apenas não abrem mão do pacto entre eles externado em frase célebre do escritor francês Alexandre Dumas e adotada pela Seleta: “Um por todos, e todos por um”.

Aliás, a Seleta estava representada na reunião, assim como a Aced, o Sindicom, o CDL, a Udam, nas pessoas de seus presidentes, além do ex-deputado estadual Roberto Djalma Barros, do sindicalista Geraldo Sales, dos ex-vereadores Mané Dourado e Junior Teixeira, membros do Rotary, Lions, Maçonaria, Clube Nipônico, CREA, Aeagran, sindicatos, conselhos. Os secretários municipais José Jorge Filho, o Zito (Governo) e Luiz Roberto de Araújo (Planejamento) estiveram no evento, mas não se manifestaram.

Embora a reunião não tivesse finalidade deliberativa, ficou latente o entendimento de que a união por Dourados é imperativa num cenário em que recentemente jovens e promissoras lideranças foram abatidas em pleno voo pelo furacão “Uragano”, havendo, então, a necessidade de urgir novos líderes e, também, do resgate da experiência daqueles que já protagonizaram a política local e estadual e contribuíram com o desenvolvimento do município e região.

Além disso, segundo as lideranças, é preciso fazer algo a mais para alavancar de vez o desenvolvimento de Dourados que vem ao longo dos anos perdendo espaço para outras regiões de MS. E isso, de acordo com eles, passa pela eleição de um senador em 2018, quando duas das três vagas estarão em disputa.
Nesse resto de ano, Braz Melo, Humberto Teixeira, Zé Elias e Valdenir Machado intensificarão as reuniões em bairros e distritos de Dourados. Somente na reunião de sexta-feira foram encaminhadas 16 eventos dessa natureza pelas lideranças lá presentes.