Policia

Mortes no trânsito de Dourados aumentam 50% em dois meses

22 NOV 2015 • POR • 01h09
Acidente registrado no dia 19 de setembro na Avenida Presidente Vargas, zona norte de Dourados.
Depois de os índices do trânsito de Dourados ao longo de 2015 surpreenderem positivamente com quedas vertiginosas nas ocorrências de óbitos decorrentes de acidentes no perímetro urbano, setembro e outubro apresentaram aumento de 50% em relação às mortes registradas desde janeiro até agosto. Os dados são do setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

‘Puxado’ por setembro, que registrou 9 mortes decorrentes de acidentes em Dourados, a cidade passou de 24 mortes para 36, somadas ainda as três registradas em outubro.

Mesmo com a alta repentina, a cidade acumula queda de 35% em relação a 2014, quando, segundo levantamento, de janeiro a outubro foram 55 óbitos na cidade. Considerando este mesmo período, o acumulado em 2015 é o menor em três anos. Apenas em 2012 o número de óbitos foi menor, quando foram registradas 31 mortes.

A diminuição, segundo estatísticas, também aconteceu em relação aos acidentes com vítimas não fatais. A queda de foi de 1.016 para 970, algo em torno de 5%. Aumentaram os acidentes com danos materiais neste período, de 918 para 971, algo em torno de 6% mais.

Setembro ‘tenebroso’


O salto nas estatísticas foi ‘puxado’ pelos dados de setembro, quando morreram nove pessoas no trânsito de Dourados. Sete delas em consequência de acidentes em cruzamentos dentro da cidade. Ainda, destes nove, 4 motociclistas morreram, reforçando o fato de que esta parcela é a mais frágil dentro do contexto dos acidentes de trânsito. As outras vítimas eram 2 pedestres, dois ciclistas e uma passageira, por sinal, a única mulher vítima naquele mês.

Setembro, tradicionalmente o mês da semana do trânsito, em 2014 já havia registrado número alto de mortes, 6. Curiosamente, em 2015 o mês teve apenas um acidente a mais, demonstrando o aumento também da violência das colisões.

Os acidentes em setembro de 2015 aconteceram na BR 163 e na avenida Guaicurus com a rua Dr. Bezerra de Menezes, dia 4, na rua Palmeiras, dia 9, na rua Rio Brilhante, dia 18, na esquina da avenida Presidente Vargas com rua Aquidaban e na esquina da rua Cabral com rua Abolição, dia 19, na Perimetral Norte, dia 22, na avenida Marcelino Pires, em frente ao shopping, dia 26, e, por fim, na rua Honduras, dia 27.

Em outubro, mais três mortes registradas tiveram dois motociclistas como vítimas. Estes acidentes aconteceram nas ruas Monte Alegre e Antonio Luiz Marra, nos dias 6 e 10, respectivamente. No dia 9, um motorista morreu em colisão na MS 376.