Cidades

Ação de prevenção ao Câncer de Boca será hoje na Praça Ary Coelho

11 NOV 2015 • POR • 07h00
Campanha de prevenção foi realizada em Campo Grande em 2014 e reuniu muitas pessoas. - Foto: Divulgação
A segunda semana do mês de novembro é instituída por Lei Municipal e Estadual como a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”. Hoje será realizadas ações de prevenção ao Câncer de Boca. Uma parceria do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS), com a Uniderp. A atividade de prevenção será na Praça Ary Coelho, das 8h às 12h, na Capital. No local será instalado um posto de atendimento, em que a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas. Todo o atendimento será gratuito.

Também será realizada uma blitz educativa e profissionais e acadêmicos da odontologia darão dicas de autoexame.

“É o momento para alertarmos a população sobre o perigo do Câncer de Boca. Muitas vezes falta conhecimento das pessoas sobre essa doença, que pode até matar, mas que desde que diagnosticada precocemente tem cura”, ressalta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

Sobre as leis

A lei municipal de prevenção ao câncer bucal é de 2009, de autoria do vereador Paulo Siufi. A lei estadual é de 2011 e de autoria da deputada estadual Dione Hashioka. O presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Ailton Morilhas, faz questão de lembrar que foi o MS, o Estado pioneiro nessa preocupação com a prevenção do câncer de boca. “Nós fomos o primeiro Estado a iniciar essa campanha, e hoje ela se expandiu para todo o Brasil por meio de uma lei federal”.

Câncer de Boca

O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA. A estimativa da entidade é que somente em 2014, foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. Conforme o INCA, em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres.

O câncer bucal ocorre mais em homens, geralmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco.

O câncer bucal atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Os fatores que podem levar a essa doença são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam. Outros sintomas são ulcerações, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical são sinais de câncer de boca em estágio avançado.