Cidades

Instituto apresenta projetos na FETEC/MS

9 NOV 2015 • POR • 07h00
Estudantes do curso técnico em Informática de Coxim, Igor e Alércio querem facilitar o aprendizado sobre tópicos da física. - Foto: Divulgação
Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), participaram até sábado, da edição 2015 da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS). Foram apresentados 45 projetos desenvolvidos nos campi Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã.

“Foi momento importante para os estudantes, onde eles divulgaram os resultados de suas pesquisas em nível estadual. Além disso, tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros jovens, professores e pesquisadores de outras instituições, aprimorando o trabalho”, explicou Tatiane Araújo, diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. O evento foi organizado pela UFMS. Este ano, a delegação do IFMS é composta por cerca de 83 alunos de cursos técnicos integrados e 13 servidores.

Projetos

Os projetos apresentados pelos alunos do IFMS estão inseridos nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, entre outras.
Os estudantes Emmanuel da Conceição, Antônio Junior e Ronildo Martins, do curso técnico de metalurgia do Campus Corumbá, elaboraram o projeto Luminescência e Estrutura da Matéria: Uso de materiais de baixo custo para o ensino e aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.

Os estudantes do curso técnico em Informática do Campus de Coxim, Igor dos Santos e Alércio Soutilha, apresentaram um estudo que pode levar a criação de produtos farmacêuticos, a base de resíduos de milho, com qualidades antimicrobianas. “Os resultados até agora apresentaram eficácia contra o desenvolvimento de duas bactérias comuns”, comemorou a orientadora Angela Kwiatkowski.

De Ponta Porã, as estudantes do curso técnico em Informática, Andressa Paladini e Milena Dolci, apresentaram o software educacional Physquest, uma espécie de jogo eletrônico que pode ser usado em sala de aula. O professor insere o conteúdo e formula questões para que os estudantes possam responder apertando os botões dispostos no protótipo.

FETEC/MS

A feira reuniu 150 trabalhos de estudantes de nível fundamental e médio de Mato Grosso do Sul e região. Os trabalhos abrangem nove áreas de pesquisa. A cerimônia de premiação foi sábado (7), no auditório da UEMS.
Foram entregue aos ganhadores troféus, medalhas, bolsas de iniciação científica e credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e outros eventos científicos.