Feiras

Será que agora vai descobrir?

3 NOV 2015 • POR • 12h02
Será que agora vai descobrir?

Criada oficialmente na Assembleia Legislativa a CPI dos Combustíveis. Basicamente, serão investigadas a suposta margem excessiva de lucro dos postos e distribuidoras e a diferença de preço praticado na Capital e interior, com relação ao etanol, gasolina e diesel. Conforme o requerimento apresentado pelo deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB), será apurada a “grande e injustificada’” diferença nas margens de lucros existentes entre as distribuidoras, denúncia de suposta formação de cartel em alguns municípios e formação de dumping, prática de colocar um produto a um preço inferior ao de mercado, com o objetivo de prejudicar o concorrente, passando a dominar o mercado. Em Dourados, particularmente, a Promotoria de Justiça já investigou os combustíveis, mas não chegou a uma conclusão. A Câmara também ensaiou uma investigação.

##### Estranho

A presidente Dilma não foi a Três Lagoas na sexta-feira, devido a um problema de saúde com a mãe, para o lançamento da pedra fundamental do projeto de expansão da Fibria. Quem a representou foi a ministra da Agricultura, Katia Abreu. O que chamou a atenção foi a ausência do senador Declínio Amaral (PT), líder do governo no Senado; também o presidente da Federação das Industrias (Fiems), Sérgio Longen não foi visto por lá. Os senadores, Waldemir Moka e Simone Tebet, e os deputados federais Zeca do PT, Dagoberto Nogueira, Vander Loubet marcaram presença.

##### Roleta

A Câmara instalou comissão especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil, encabeçado pelo projeto de lei apresentado há mais de 20 anos para descriminalizar o jogo do bicho. A comissão vai analisar mais de dez propostas sobre a volta de bingos, cassinos, jogo do bicho, jogos pela internet e caça-níqueis. O autor do pedido de criação da comissão, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), aponta a regularização dos jogos como fonte de empregos e turismo. “De 193países, nós temos 177 países onde o jogo é regularizado. Nós temos 200 mil brasileiros que saem mensalmente para jogar em outros países, principalmente Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Nós não precisamos continuar deixando as divisas irem embora daqui” argumentou Marquezelli.

##### Purpurina

Pela primeira vez na história político-administrativo do Estado, uma travesti irá assumir um cargo público. A atual presidente da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul, Cris Stefanny, 35 anos, foi escolhida pelo prefeito Alcides Bernal (PP) para assumir a coordenadoria de Políticas Públicas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de Campo Grande. A solenidade de posse acontece hoje.

##### Matando aos poucos

A ata do Copom (Comitê de Política Monetária)divulgada no final de semana aponta que o Banco Central considera uma alta de 51,7% da tarifa de energia elétrica este ano - na edição anterior, a previsão era de 49,2%. A diretoria também leva em conta a hipótese de elevação de 15% do preço da gasolina (antes estava em 8,9%) e de alta de 19,9% do preço do botijão de gás, substituindo a taxa de 15%.

##### Cana

A Expedição “Caminhos da Cana”, iniciativa que dissemina informações sobre o setor sucroenergético brasileiro em alguns dos polos de produção no país, passa por Mato Grosso do Sul. Hoje às 13h30, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, o coordenador da expedição, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Marcos Fava Neves, estará ministrando palestra sobre a situação do agronegócios e também apresentará dados sobre a safra canavieira passada.