Cidades

ONG realiza campanha de vacinação para cães

3 NOV 2015 • POR • 10h17
A Organização Não-Governamental (ONG) Irmandade das Patinhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã vai proporcionar uma campanha de vacinação inédita para população canina da fronteira. A campanha foi deflagrada com a participação do secretário municipal de Saúde, Guilherme Gattas, Vereador Agnaldo Miudinho, gerente em Vigilância de Saúde, Marina Derzi, Sonaira Soares, coordenadora municipal de Vigilância igilEpidimiológica e Rosane Mazetto, presidente da ONG-Irmandade das Patinhas.

A campanha da primeira dose da vacina Recombitel C 6/6 para cachorros em Ponta Porã, será possível graças ao beneficio conseguido através da ONG Irmandade das Patinhas, que obteve a doação de 5 mil doses de vacinas, que serão aplicadas gratuitamente.

Conforme informou a presidente da Irmandade das Patinhas, Rosane Mazetto, as 5 mil doses de vacinas serão oferecidas gratuitamente para imunização dos cães adultos acima de um ano de idade, pertencentes a população de baixa renda, que não tem acesso a este tipo de vacina.

“É importante lembrar que estas vacinas foram conseguidas pela ONG Irmandade das Patinhas, e a campanha terá o fundamental apoio da Prefeitura de Ponta Porã, para atender a população de baixa renda que possui seus animais de estimação e não possuem condições para aplicação desta importante vacina”.

Rosane lembra que a campanha é uma forma de conscientização sobre a importância da carteira de vacinação em dia dos animais, que são imunizados anualmente na maioria das vezes contra raiva apenas. “É fundamental que estejam em dia com as outras vacinas, importantes para a prevenção da vida do animal. Uma equipe da ONG estará presente no local, orientando através da distribuição de material informativo, tratando dos benefícios que a imunização correta traz aos nossos amigos peludinhos”.

A campanha de vacinação terá total apoio logístico da Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Saúde, que estará disponibilizando todo material necessário e equipe com médicos veterinários que farão a avaliação de todos os animais aptos para receberem as doses no dia.

De acordo com a Médica Veterinária Marina Derzi, gerente de Vigilância de Saúde, apenas os animais saudáveis clinicamente poderão tomar a dose, caso contrário pode ocorrer uma reação desagradável e comprometer saúde do animal.

O secretário de Saúde, Guilherme Gattass, lembra que no dia 21 de novembro, data da vacinação, será montado dois locais de vacinação, sendo um no CRAS-Centro de Referências de Assistência Social no Grande Marambaia, e na Coophafronteira.

A Campanha da primeira dose da vacina Recombitel C 6/6 para cachorros em Ponta Porã , acontece apenas pela manhã, no dia 21 de novembro deste ano, a partir das 08 horas, no CRAS do Grande Marambaia, e na Coophafronteira. Apenas receberão a dose de vacina, cães adultos a partir de 01 ano de idade. A vacina tem a finalidade com seu ciclo completo proteger os animais contra as doenças causadas pelo vírus cinomose, hepatite, adenovirose tipo 2, parainfluenza e parvovirose, contra a leptospirores causas por L.canicola e L.icterohaemorrhagiae e pela doença causada pelo caronavirus canino.As fêmeas prenhes não poderão receber a vacina.

A ONG Irmandade das Patinhas entidade sem fins lucrativos realiza diversas atividades de conscientização em favor do bem estar dos cães e gatos de Ponta Porã, com apoio de voluntárias, entidades, clubes de serviços e instituições púbicas parceiras.