Cidades

Projeto beneficia 80 famílias rurais

17 MAR 2011 • POR • 22h04
Renato Câmara destaca a importância de ações concretas em Ivinhema - Foto: Paulo César
Ivinhema - Após a conclusão de 30 habitações rurais, a Prefeitura de Ivinhema executa agora um outro programa que irá beneficiar mais 50 famílias do campo. Trata-se do PNHR – Projeto Nacional de Habitação Rural, que será concretizado com recursos federais, estaduais e municipais. Esta ação irá viabilizar a construção de 30 novas moradias e a reforma de 20 casas – todas localizadas na Zona rural.

O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, fez o lançamento do projeto na noite desta quarta-feira. O evento aconteceu no auditório da UEMS e contou com a presença da diretora do Departamento Municipal de Habitação, Tereza Osmarina, e de vários pequenos produtores locais.

Serão beneficiados neste programa agricultores familiares com propriedade de até 4 módulos fiscais, ou seja, que possuem até 49,58 alqueires. A seleção será feita através da Caixa Econômica Federal. Segundo o Departamento de Habitação Municipal este trabalho é fundamental, já que o Município de Ivinhema é reconhecido como um dos grandes celeiros da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso do Sul.

Renato Câmara destaca a importância de ações como esta. Segundo ele é mais uma forma de fortalecer o pequeno produtor. “Dentro do nosso grande projeto de desenvolvimento rural, à agricultura familiar se destaca. E esse projeto das casas rurais vem completar o nosso trabalho”, destaca o prefeito.
“Nós já trabalhamos, investimos e organizamos a parte da comercialização.

Incentivamos a diversificação da produção e também proporcionamos a preparação dos filhos do produtor através do Colégio Agrícola. Mas faltava o projeto das casas rurais que vem cumprir esse grande objetivo que é melhorar a vida da mulher e do homem no campo, proporcionando assim, melhores condições de vida para a nossa gente”.

Para as famílias que já foram contempladas em projetos anteriores, adquirir uma casa é a realização de um sonho. Como é o caso do produtor Roberto Donizete Antonio, que há 30 anos está nesta atividade. “Esse projeto é cem por cento. Eu morava numa casa de madeira que estava caindo. Agora moro numa casa muito boa. Estou muito contente”, disse ele.

Roberto tem uma pequena propriedade localizada no Município de Ivinhema e produz culturas típicas da agricultura familiar local, como goiaba, abacaxi, mamão e café.