Variedades

Pessoas desconfiadas

28 OUT 2015 • POR • 10h23
Julio Capilé

Uma das melhores coisas da vida de cada um, é a tranquilidade. Para possuí-la, é preciso um treinamento constante e cheio de fé. Pois bem, as pessoas desconfiadas nunca estão tranquilas. Ficam sempre a ver outras intenções quando, por exemplo, recebem um favor ou um elogio.


São pessoas que nunca poderão ser felizes. Não tendo confiança em ninguém, nunca estão descansadas. Eternas vigilantes, sintonizam com o mal. É lógico que as companhias espirituais não são muito evoluídas.
Em muitas situações na vida, somos enganados por pessoas até queridas. Acontece, mas, nem por isso, daí por diante devemos desconfiar de todos. A maioria é constituída de gente boa. Por vezes demoram a pagar, mas acabam resgatando o débito. Às vezes, revelam fraquezas e um pouco de falsidade, mas são situações ocasionais e, não sendo o padrão da pessoa, sempre volta à amizade sincera. Não se pode julgar todos por alguém que não foi confiável. Entre um que nos falha, existem dezenas em quem, nem de longe, se pode desconfiar.


Jesus nos ensinou que devemos ter fé. Porém, para adquiri-la, é necessário que a pessoa comece por confiar. A fé deve ser cultivada e a pessoa vai treinando para fortificá-la. O Mestre nos deu um padrão de fé que transporta montanhas. Existe a fé dos iluminados do Tibete que proporcionam maravilhas, coisas inconcebíveis. Também acontece entre pessoas anônimas, simples e que não fazem demonstração de seu poder. Umas que curam doenças ditas incuráveis, outras que fazem cessar a chuva, mesmo o temporal em benefício de muitos, mas sem alarde. A fé é uma força mental que se adquire com o tempo e com a dedicação. Infelizmente, a maioria não tem essa persistência e alguns nem acreditam em seu poder como o Senhor nos ensinou.


Alguns crêem na fé, mas pensam que se Jesus fez o que fez é porque era divino. Mas Ele disse que todos podem fazer”milagres”, desde que tenham fé.


Ora, a pessoa desconfiada vive à margem dessa luta, que acaba por criar poderes até conseguir grandes realizações espirituais. A capacidade da mente, da vontade, da fé, é quase infinita, mas se a pessoa desconfiar, não terá força nenhuma e, como tal, será difícil algum dia melhorar. É uma pessoa que provavelmente vive triste, desacorçoada e sem meta, a não ser, pelo que se julga capaz de fazer.


Ora, o fato é, repito, que a pessoa desconfiada nunca será feliz. Por desconfiar, vive em guarda; nessa guarda pensa mal dos outros; pensando mal dos outros é o mesmo que maldizer e por isso atrai espíritos maldosos que aumentam cada vez mais a desconfiança com sua ação intuitiva. A cura?


Médico. Escreve às quartas-feiras. e-mail: julio.capile@apis.com.br