Cidades

Prefeito Caravina viabiliza aquisição de aparelho para Teste da Orelhinha

26 OUT 2015 • POR • 07h00
Em Bataguassu, os exames estão sendo oferecidos às sextas-feiras, na ESF Central, das 7 às 11h. - Foto: Assessoria
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu recentemente um equipamento de emissões otoacústicas destinado à realização da triagem em recém-nascidos, o chamado “Teste da Orelhinha”.


Segundo a secretária de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o município até então não oferecia o serviço as crianças de forma gratuita. “Os pais que quisessem realizar o teste teriam que fazê-lo de forma particular na Santa Casa local. Agora com a aquisição deste aparelho vamos oferecer também o exame que detecta eventuais problemas de audição nos recém-nascidos”, explicou a secretária, que acrescentou dizendo que o aparelho foi viabilizado a partir da sobra de recursos destinados ao município pelo Governo do Estado durante a realização da Caravana da Saúde. “Para a aquisição do aparelho, foram utilizados recursos na ordem de R$ 17.500 mil”, disse a secretária.


Participaram da entrega do aparelho o prefeito da cidade Pedro Arlei Caravina, a secretária Maria Angélica e a fonoaudióloga Silvia Letícia Barbosa, que é a responsável pela realização dos exames na rede pública de saúde.


Silvia explica que o teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame que detecta se o recém-nascido tem problemas de audição. Ela explica que após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. “Por isso, recomenda-se que teste seja feito ainda nos primeiros dias de vida ou o mais tardar até os seis meses do bebê. O teste da orelhinha é rápido, indolor”.


A fonoaudióloga esclarece que após a realização do teste, caso seja detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico mais especializado feito em Campo Grande, onde serão realizadas uma avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Ela ainda pontua que uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação e terapia fonoaudiológica.


Em Bataguassu, os exames estão sendo oferecidos na ESF Central, todas às sextas-feiras, das 7 às 11 horas. O próprio pediatra após o nascimento da criança já realiza o encaminhamento do menor para o referido atendimento e cabe aos pais, levá-los para a realização do teste.


Desde o início da operacionalização do aparelho, a cerca de três semanas, em média, 10 testes estão sendo realizados semanalmente no município de forma gratuita.


Segundo o prefeito a compra do aparelho é uma grande conquista para a saúde fazendo a diferença no futuro delas. “Com essa aquisição, vamos melhorar os serviços no nosso município e oferecer uma saúde preventiva de qualidade para nossa população. O aparelho está à disposição e salientamos que os pais levem as crianças recém-nascidas para realizar o exame, que agora é oferecido de forma gratuita”, finalizou o prefeito.