Tecnologia

Empresa promete acesso a filmes no mesmo dia do lançamento em DVD

16 MAR 2011 • POR • 19h40
Zediva lançou nesta quarta-feira serviço de streaming de filmes - Foto: Reprodução
A empresa americana Zediva Inc anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento de um serviço que permite aos usuários assistirem a filmes pela web no mesmo dia em que eles são lançados em DVD, evitando os atrasos usuais que são exigidos pelos estúdios.

A um custo de US$ 1,99 por aluguel, a Zediva é o mais novo concorrente do serviço Netflix, que cobra US$ 7,99 por mês por uma assinatura de streaming. Clientes do Netflix normalmente precisam aguardar 28 dias antes de alugar DVDs recém-lançados, devido a um acordo que dá aos estúdios a oportunidade de vender os discos antes que eles cheguem às locadoras.

A Zediva pretende eliminar esse atraso. O serviço permite que o usuário escolha um filme em um menu on-line e alugue, remotamente, tanto o DVD quanto o DVD player, ambos armazenados em uma central de processamento de dados no Vale do Silício. A Zediva usa o DVD player para transmitir o filme pela internet para um laptop, smartphone ou TV.

Clientes da empresa podem acessar todos os controles típicos dos DVD players – avançar, voltar, pausar – e têm até 14 dias para assistir ao filme.

Ainda resta saber se a Zediva irá enfrentar desafios legais. Outra questão é se o serviço terá um estoque suficiente de DVDs e DVD players para corresponder à demanda, particularmente a dos filmes mais populares. (G1)