Mundo

Casa Branca confirma visita de Obama ao Cristo Redentor

16 MAR 2011 • POR • 19h25


A Casa Branca confirmou parte da agenda do presidente Barack Obama no Rio, neste domingo (20), como parte da sua primeira visita ao Brasil. O primeiro compromisso do presidente será uma visita ao Cristo Redentor, conforme já havia sido divulgado pela embaixada dos EUA para o Brasil.

\"No domingo, no Rio, o presidente vai começar o dia visitando a estátua do Cristo Redentor, que acredito ser uma imagem familiar a todos nós quando pensamos na cidade do Rio\", anunciou nesta quarta-feira (16), o assessor adjunto de Segurança Nacional, Ben Rhodes, durante entrevista coletiva. O anúncio não precisou o horário da visita.

Em seguida, segundo o assessor, Obama fará seu discurso \"direto ao público brasileiro\", na Cinelândia (centro do Rio). De acordo com a Casa Branca, o tema deverá ser “Valores comuns entre brasileiros e americanos: democracia e inclusão”.

Segundo a embaixada americana, o evento acontecerá à tarde, será gratuito, aberto ao público e direcionado a todos os brasileiros, com entrada a partir das 11h30. O discurso do presidente americano será traduzido.

O novo anúncio da Casa Branca não fez referência a uma visita do presidente à favela Cidade de Deus, na Zona Oeste, para conhecer um dos projetos das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), conforme anunciou o consulado americano. \"Deve haver outros eventos neste domingo, mas isto é o que temos fechado por hoje\", disse o assessor.

Primeira-dama
A Casa Branca também divulgou parte da agenda da primeira-dama, Michelle Obama, que acompanha o presidente na primeira viagem à América do Sul junto com as filhas Malia e Sasha. No sábado, em Brasília, primeira parada da viagem, a primeira-dama assistirá a uma apresentação cultural de jovens, alguns de comunidades carentes, que participaram do programas de intercâmbio e formação de lideranças patrocinados pelos EUA.

Segundo a assessoria, a agenda independente de Michelle Obama é uma continuação de outro encontro que a primeira-dama teve, em janeiro de 2010 na Casa Branca, com 30 jovens brasileiros que participavam do Programa de Jovens Embaixadores do Departamento de Estado, na Casa Branca.
(G1)