Mundo

UFMG lança site que acompanha número de casos de dengue em MG

16 MAR 2011 • POR • 15h50
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lança, nesta quarta-feira (16), um site que pode ajudar a prever risco de surtos de dengue no estado. De acordo com a assessoria da UFMG, o Observatório da Dengue acompanha, em tempo real, comentários de usuários da Internet sobre o assunto e elabora um mapa das regiões mais e menos citadas na rede. Para isto, o portal estabelece uma relação entre o volume de mensagens sobre dengue e a ocorrência de surtos e focos nos locais de origem das informações.

Atualmente, o governo utiliza um método conhecido como Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) para tentar identificar epidemias da doença e prevenir o aumento do número de casos. Os registros são feitos por técnicos que visitam casas e informam para o governo a densidade de vetores ou larvas do mosquito presente em cada bairro e cidade.

De acordo com a assessoria da UFMG, após seis meses de testes, o sistema apresentou 85% de eficácia para antecipar a possibilidade de expansão de focos de dengue.

Os dados do Observatório da Dengue resultam da busca de palavras-chave feita em jornais, revistas, portais de notícias, blogs e sites de relacionamento. O sistema procura palavras como dengue, mosquito, Aedes aegypti, dor, manchas, febre, dentre outras relacionadas à doença.(G1)