Cidades

Aldeia Panambi sedia cursos da Agraer

29 NOV 2010 • POR • 09h40
Prefeito Darcy, técnicos da Agraer e alunos do curso Foto - Divulgação
DOURADINA – Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro nas dependências da Escola Municipal Indígena Joãozinho Carapé Fernando, os cursos Sistemas Agroflorestais e Manejo de Hortas, ministrado pelos técnicos extensionistas da AGRAER, Isaias S. Franco e Augusto Kioshi Teshima. Os cursos são uma parceria da AGRAER, com a Prefeitura de Douradina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavél.

O curso contou com as presenças do coordenador municipal da Agraer local José Alcides, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Leandro Lima Narcizo, da técnica agropecuária da Prefeitura, Janaina Andrade, da chefe de posto indígena local Tomazia Corado e do Prefeito Darcy Freire, que destacou as ações da AGRAER em prol da comunidade indígena Aldeia Panambi, através da realização de cursos de capacitação, apoio e assistência técnica no processo produtivo. Os cursistas tiveram aulas teóricas e praticas e aprenderam as noções básicas de planejamento de uma horta e de florestas.

Durante o curso o técnico da Agraer Isaias informou que os sistemas agroflorestais, destacam entre as tecnologias com alto potencial produtivo agropecuário. O sistema baseia-se na integração de cultura com animais que buscam au-mentar a eficiência de uso da terra, diversificar a produção agrícola e melhorar a utilização do solo, da água e do ambi-ente. Esses sistemas possibilitam agregar valor ás áreas de produção e buscam o melhor equilíbrio entre os componentes solo/planta/animal, “disse Isaias”.

Os Sistemas Agroflorestais inspirados na floresta otimizam a ciclagem de nutrientes, já que possuem uma grande di-versidade de espécies que possuem sistemas radiculares com diferentes arquiteturas, exigências nutricionais distintas e capacidade de explorar diferentes profundidades, formando uma verdadeira rede de raízes no solo.

De acordo com o técnico Augusto Kioshi a formação de uma horta caseira é uma tarefa simples e muito importante ás famílias e também proporciona uma ocupação saudável ás pessoas que nela trabalham, e pode despertar, também nas crianças, a curiosidade e o interesse de plantar e colher o que foi produzido. A horta é uma fonte de riqueza alimentar porque fornece alimentos nutritivo, produtos sempre fresquinhos, mais saborosos e saudáveis e principalmente econômi-cos, “informou Augusto”.