Dia-a-Dia

Professores suspendem aulas e fazem manifesto

15 MAR 2011 • POR • 20h02
Protesto será hoje em todo estado. Foto: Hédio Fazan
DOURADOS – Pelo menos 50 mil alunos da rede pública de Dourados devem ficar sem aulas hoje por causa da paralisação dos trabalhadores em educação da rede estadual, que acontece em todas as 78 cidades de Mato Grosso do Sul.

Em Dourados o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) vai promover um ato público, às 8h, na Praça Antônio João e posteriormente uma caminhada pelo centro da cidade, com panfletagem. O presidente do Simted, José Carlos Brumatti, informou que a paralisação é um protesto da rede estadual, mas a rede municipal vai participar em solidariedade, aproveitando o momento para cobrar melhores condições de trabalhos e qualidade na educação para as escolas municipais.

O objetivo é pressionar o Estado que teria oferecido reposição salarial de 6%. A categoria reivindica incorporação de 40% referente à regência de classe, mais 1/3 da diferença entre o vencimento base atual e o piso nacional e ainda a inflação do ano de 2010, além do reajuste para os servidores administrativos da educação nos mesmos índices dos professores. As negociações estão sendo realizadas desde novembro do ano passado, mas não houve avanço, segundo o Simted.