Policia

Operação destrói 560 toneladas de maconha

27 NOV 2010 • POR • 01h18
Operação conjunta teve o auxílio de um helicóptero das Forças Armadas Paraguaia Foto: Senad/Divulgação
PONTA PORÃ - A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai em parceria com a Polícia Federal do Brasil encer-rou a Operação Aliança VI na região de Capitan Bado, fronteira com Coronel Sapucaia no Brasil. Os trabalhos foram realizados do dia 18 e se estendeu até 25 de novembro, nas regiões conhecidas como “Suzuki”, “Pa´i Kuara” e “Umbu”.

Durante uma semana os agentes destruíram 184 hectares de plantações de maconha que se fossem colhidos pelos tra-ficantes, renderiam 568 toneladas do entorpecente. Também foram destruídos 48 acampamentos; 15,4 toneladas de ma-conha picada; 800 quilos da droga em tabletes; 2.4 toneladas de sementes de maconha e 10 prensas de madeiras, usadas para fabricar os tabletes de droga. Ninguém foi preso na operação.

Os locais como são de difícil acesso, os agentes contaram também com um auxílio de um helicóptero das Forças Ar-madas Paraguaia que sobrevoou toda a região para localizar as plantações. Os materiais e todo entorpecente foi destruído no local da operação na presença do ministério público paraguaio, re-presentado pelo promotor antidrogas Justiniano Cardoso.

Para as autoridades antidrogas a Operação denominada Aliança VI-10, foi um marco da mutua cooperação entre as polícias Paraguaia e Brasileira no combate ao narcotráfico na região de fronteira, considerando que a maior parte dessa produção entra para o Brasil através da fronteira seca e seguem para serem comercializadas em várias partes do país. (com informações de Lania Torres)