Mundo

Terremoto e tsunami que atingiu Japão pode ter matado cerca de mil pessoas

11 MAR 2011 • POR • 15h01
Algumas casas em Sendai, atingidas por tsunami ocorrido após terremoto no Japão, pegam fogo Foto: Kyodo News/AP
Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, pode ter matado cerca de mil pessoas. Até a tarde desta sexta-feira, fontes oficiais contaram 337 corpos.

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.

#####Alerta no Pacífico
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Pacífico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros, mas até agora não houve relato de destruição fora do Japão.

Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras. Mas os alertas só permaneciam na costa pacífica das Américas.

Ondas \"pequenas\" já atingiram as Filipinas, horas depois do terremoto, informou o sismólogo chefe do país.

A Indonésia, o Havaí e a ilha americana de Guam também informaram que não houve danos na chegada das ondas a seu território. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior, mas moradores foram retirados da costa da Califórnia. (Com informações G1)